
A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, na tarde desta quinta-feira (8), indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o novo líder da Igreja.
Os sinos da Capela Sistina tocaram logo após o sinal, confirmando a escolha entre os 133 cardeais eleitores que estavam reunidos desde a manhã de quarta-feira (7). Esta é a terceira vez seguida que a escolha do pontífice ocorre no segundo dia de conclave — assim como em 2005 e 2013.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotará o nome de Papa Leão XIV, foi o 267º papa eleito da Igreja Católica.
O primeiro pontífice nascido nos a Unidos (Chicago, 1956) obteve 89 dos 133 votos no conclave — dois terços necessários — e sucede o Papa Francisco.
A escolha do novo papa acontece 17 dias após a morte do papa argentino Francisco, vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora os episódios tenham sido inesperados, ocorreram em um contexto de saúde debilitada.