
A fumaça branca que se ergueu da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8) anunciou a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como o 267º papa da Igreja Católica, que adotará o nome de Papa Leão XIV.
O primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos (Chicago, 1956) obteve 89 dos 133 votos no conclave – dois terços necessários – e sucede o papa Francisco.
Leia mais: Igreja Católica elege novo papa após dois dias de Conclave
A escolha do novo papa acontece 17 dias após a morte do papa argentino Francisco, vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora os episódios tenham sido inesperados, ocorreram em um contexto de saúde debilitada.
“Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês, a todas as pessoas“, disse Leão, em sua primeira saudação. “Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá.“
Papa Leão tem um perfil progressista e se assemelha ao perfil de Francisco, o que indica uma continuidade na linha da Igreja.
Apesar de ser estadunidense, o papa construiu sua carreira no Peru e fez questão de agradecer à Diocese latino-americana em seu discurso.
Esta foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.