
A Prefeitura de Taubaté, em parceria com a concessionária do sistema TAU! (Transporte Acessível Urbano de Taubaté), anunciou uma série de mudanças no transporte público da cidade.
As ações, que começam a ser implementadas neste mês de maio, incluem renovação da frota, criação de novas linhas, ampliação do atendimento e investimentos em tecnologia. A proposta é modernizar o sistema e melhorar a experiência dos passageiros.
As melhorias foram resultado de negociações entre o município e a concessionária, que acordaram em adiar o início do pagamento do subsídio previsto no contrato — de julho de 2025 para janeiro de 2026.
Segundo a Prefeitura, isso representa uma economia de R$ 6 milhões aos cofres públicos, sem alterar as contrapartidas previstas.
Nova estação e mais integração
A principal novidade estrutural é a inauguração da primeira Estação de Conexão (ECO) de Taubaté, localizada no bairro Cecap. O espaço foi projetado para facilitar a integração entre linhas e oferecer mais comodidade, com iluminação moderna e uso de energia solar.
Com a ECO em operação, novas linhas alimentadoras e ajustes nos trajetos prometem ampliar a conectividade entre bairros e o centro da cidade.
Leia também: Taubaté é a 35ª cidade mais feliz do Brasil, aponta estudo da Revista Bula
Ônibus a cada 16 minutos para o centro
A expectativa é de que os ônibus com destino ao centro passem a cada 16 minutos na estação. Segundo a Prefeitura, o Cecap terá um aumento de 18% na oferta de viagens.
Entre as novas linhas estão a linha 16 – ECO Cecap / Rodoviária Velha (via Res. Independência) e a linha 28 – Cecap 4 / Rodoviária Velha (via Bonfim).
Outras linhas também passam por alterações, como a linha 13 – Gurilândia, que terá novo itinerário passando por Shopping, Hospital Regional e Rodoviária, e a linha 16 – Chácara Flórida, que agora sai da ECO rumo à Rodoviária.
De acordo com a Prefeitura, todas as novas linhas entram em operação a partir do dia 10 de maio.
Novos ônibus
A frota do TAU! está sendo renovada com 15 novos ônibus equipados com tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes. Os veículos também contam com ar-condicionado, carregadores USB, painéis eletrônicos de itinerário, elevadores de acessibilidade e assentos mais confortáveis.
Cinco desses ônibus já entram em operação neste mês, e outros dez serão incorporados até o fim do ano, substituindo veículos antigos. Com isso, a frota total chegará a 70 ônibus.
Durante a Festa da Colônia Italiana de Quiririm, que acontece até domingo (4), haverá reforço nas linhas de ônibus que atendem o distrito.
A linha 14 – Cecap/Rodoviária Velha terá partidas a cada 20 minutos, das 17h às 23h30. Também haverá reforço com a extensão da linha 16 – Cecap via Chácara Flórida e atendimento pela linha 13 – Gurilândia Santa Tereza.
Um dos novos ônibus ficará em exposição no evento, com equipe de atendimento para explicar as mudanças ao público e distribuição de folhetos informativos.
Atendimento aos usuários
Um novo posto fixo de atendimento ao usuário do transporte foi aberto na Praça Dom Epaminondas. No local, é possível solicitar o Cartão Rápido, fazer recargas e tirar dúvidas.
O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. A nova unidade substitui a van que antes prestava esse serviço no mesmo local.
Lina, a nova “tira dúvidas” virtual
A Prefeitura e o TAU! também apostam em ferramentas digitais para facilitar o dia a dia do usuário. A assistente virtual Lina passou a operar via WhatsApp (12 98810-5098), oferecendo informações sobre linhas, horários, recargas, vales-transporte e outras dúvidas.
As recargas agora podem ser feitas diretamente pelo celular com pagamento via Pix, com créditos liberados quase imediatamente.
Planejamento de viagens
Além dos aplicativos já conhecidos, como Cittamobi e Moovit, o passageiro também pode planejar viagens diretamente nos sites da Prefeitura de Taubaté e do TAU!, sem necessidade de baixar aplicativos adicionais.