Buscando incentivar produções audiovisuais a utilizar os espaços e a mão de obra local a partir da criação de uma Film Comission, lançada oficialmente nesta segunda-feira (14), São José dos Campos vive a expectativa de sediar um longa-metragem.
Tom Freitas, presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), revelou que há negociações avançadas para que o filme “Amanda”, produzido pela produtora paulistana Dona Nina Filmes, seja gravado na cidade.
“Eles vão fazer um trabalho com elenco de São José dos Campos, então vai ter todo um trabalho de formação de elenco, porque eles querem que a protagonista do filme seja da cidade”, afirmou Tom.
Enredo
O longa de ficção tem forte viés social e emocional. A narrativa central gira em torno de Amanda, uma menina de 7 anos de São José dos Campos que é diagnosticada com câncer na medula.
A luta de Amanda e sua família pela vida se entrelaça com a história de dois outros pacientes oncológicos: Carol, uma jovem pesquisadora, e Kléber, um promissor jogador de futebol.
Inspirado em histórias reais, o filme pretende promover a conscientização sobre o câncer e estimular a doação de medula óssea, apresentando instituições como o GAAC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e Médicos do Riso.
Elenco e equipe técnica joseenses
A expectativa é de que as gravações sejam iniciadas ainda em 2025, porém esta etapa depende da captação de recursos. “Pretendemos utilizar sets como o Parque da Cidade e alguns hospitais, além de outros pontos marcantes da cidade”, explicou Carlos Rosa, produtor local do filme.
Como contrapartida para as filmagens em São José, os produtores de “Amanda” propõem que pelo menos 50% do elenco e da equipe técnica sejam da cidade.
O projeto foi aprovado pelo ProAC ICMS, modalidadedo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo que incentiva a produção artística e cultural por meio de patrocínios e renúncia fiscal. O longa também aguarda aprovação pela Lei do Audiovisual.
A equipe criativa do filme é composta por:
- Direção: Rogério Takashi
- Roteiro: Bianca Martins e José Adalto Cardoso
- Produção executiva: Diogo Gomes dos Santos
- Direção de fotografia: Aline Souza
- Produção cultural: Suelen Souza
- Consultoria cultural: Priscila Nicacio