A Prefeitura de São José dos Campos confirmou nesta quarta-feira (9) a segunda morte por febre amarela no município neste ano.
A vítima, não vacinada, era residente na cidade, mas realizava viagens frequentes a trabalho pelo estado de São Paulo. A Prefeitura, no entanto, não forneceu mais informações em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A primeira morte por febre amarela foi registrada pelo município no dia 18 de março. A vítima, não vacinada, era moradora de São José, mas trabalhava em Caçapava.
Alerta da Prefeitura
A Prefeitura de São José dos Campos reforçou, por meio de nota, que a vacinação é a principal forma de prevenção contra a febre amarela e está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).
A orientação é para que todos os moradores que ainda não foram imunizados procurem a UBS mais próxima. Além disso, estão sendo realizadas ações de bloqueio vacinal e intensificada a busca ativa por pessoas não vacinadas, com foco nas regiões de maior risco epidemiológico do município.
Febre amarela preocupa
A febre amarela pode ser prevenida por vacina, mas tem chance de ser fatal para não imunizados.
A doença é transmitida por mosquitos em áreas silvestres (Haemagogus, Sabethes) e, em alguns casos, pelo Aedes aegypti em zonas urbanas.
Sintomas:
- Febre alta
- Dores musculares
- Icterícia (pele/olhos amarelados)
- Hemorragias
Onde se vacinar?
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São José dos Campos estão aplicando a dose gratuitamente. Confira os endereços no site da Prefeitura.