A Suécia encomendou quatro aeronaves C-390 Millennium, modelo multimissão da Embraer.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (1º), durante a LAAD Defence & Security 2025, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina.
A aeronave já está em operação nas Forças Aéreas de oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um oitavo país, que a fabricante prefere não revelar.
“Estamos orgulhosos de dar mais este passo significativo em direção a aquisição desta aeronave interoperável. A capacidade do C-390 de realizar suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas”, disse Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia.
O C-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, uma quantidade considerável em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte. Além disso, voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. A aeronave também pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
Leia mais: Embraer é listada entre as 100 empresas mais inovadoras em TI no Brasil
Comunicado circula entre funcionários da Embraer e indica dois dias de home office