O Brasil avançou no Ranking da Felicidade 2025, publicado nesta quarta-feira (19) pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O país subiu oito posições e alcançou o 36º lugar. No entanto, apesar da melhora, a posição ainda é considerada intermediária no relatório, elaborado em parceria com o instituto de pesquisa Gallup e a Universidade de Oxford.
A Finlândia se manteve no topo pelo oitavo ano consecutivo, seguida por Dinamarca, Islândia e Suécia. Especialistas apontam que a satisfação da população nos países nórdicos se dá por fatores como confiança social, suporte comunitário e sistemas de bem-estar eficientes.
As classificações foram baseadas nas respostas que as pessoas deram quando questionadas a classificar suas próprias vidas.
Veja: Outono de 2025 começa com temperaturas acima da média e chuvas variáveis
O estudo considera seis fatores principais para definir a felicidade da população: Produto Interno Bruto (PIB) per capita, expectativa de vida saudável, suporte social, sensação de liberdade, generosidade e percepção de corrupção.
Confira os 20 países mais bem colocados no ranking da felicdade de 2025:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- República Tcheca
Em comparação com 2024, o Brasil ultrapassou o Chile, que caiu do 38º para o 45º lugar, e se tornou o segundo país mais bem colocado da América do Sul, atrás apenas do Uruguai, na 29ª posição.
A Argentina também ficou à frente dos chilenos, ocupando o 42º lugar.