
Neste sábado (15), a Via Oeste, que liga São José dos Campos a Jacareí, foi oficialmente liberada ao tráfego.
A nova ligação oferece uma alternativa para os cerca de 25 mil veículos que trafegam diariamente entre as duas cidades, eliminando a necessidade de usar a movimentada Rodovia Presidente Dutra.
Apesar da liberação, alguns ajustes ainda precisam ser finalizados para a conclusão total da obra.
A prefeitura de Jacareí explicou que o atraso de um mês na entrega do trecho da cidade ocorreu devido a “complexidades” na fase final, como solo úmido e exigências adicionais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Leia mais: Vítimas de incêndio criminoso em abrigo serão veladas e enterradas neste sábado (15)
Detalhes da obra
- Extensão total: 20 km, conectando o Jardim das Colinas, em São José dos Campos, ao Parque Meia Lua, em Jacareí.
- Trecho de Jacareí: Iniciado em janeiro de 2023, o trecho de 700 metros foi entregue com investimento de R$ 4 milhões.
- Trecho de São José dos Campos: Entregue em janeiro de 2024, com 3,6 km de extensão, incluindo terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização, ciclovia e calçada. O investimento foi de R$ 34,4 milhões.
Benefícios da Via Oeste
A nova ligação faz parte de um projeto maior que ampliou a Avenida Davi Lino em Jacareí e criou uma conexão direta entre as regiões norte de Jacareí e oeste de São José dos Campos.
A expectativa é que a Via Oeste reduza o tráfego na Dutra, melhore a mobilidade regional e ofereça uma opção mais segura e eficiente para os motoristas.
A entrega da Via Oeste foi marcada por uma cerimônia às 9h30, no limite entre os dois municípios, próximo à Unip. Após o evento, a via foi liberada para o tráfego.