O Cemaden (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em São José dos Campos, lançou nesta segunda-feira (17) um novo sistema, o GeoRisk, que prevê deslizamentos de terra com até 72 horas de antecedência.
O evento de lançamento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do ministro das Cidades, Jader Filho, e outras autoridades.
Leia mais: Governo de SP convoca população a se vacinar contra febre amarela
O sistema amplia a capacidade do centro de prever e monitorar deslizamentos de terra, tornando mais ágil a tomada de decisões pelas autoridades competentes. Esse é um avanço significativo, pois antes as previsões eram feitas com 24 horas de atencedência.
O GeoRisk foi testado ao longo de três verões consecutivos, tendo detectado 90% dos principais desestras associados a deslizamentode terra. Entre os resultados do novo sistema, destaca-se um aumento de 13% na taxa de detecção de ocorrências de deslizamentos e de 15% na taxa de acerto das análises de risco, quando comparado com os métodos tradicionais.
Atualmente, o Cemaden monitora 1.133 municípios, dos quais 1.083 já possuem alerta de riscos específicos identificados. Para os demais municípios, o Centro adota um alerta padrão de 250 mm de precipitação.
Acompanhe também: