O número de prisões por descumprimento de medidas protetivas e violência contra a mulher em Jacareí dobrou no último ano. Em 2023, foram 12 prisões, enquanto em 2024, o número saltou para 26.
A alta acompanha a operação do botão de pânico, ferramenta lançada no último mês de julho pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão para garantir maior velocidade no atendimento às mulheres.
Segundo a pasta, somente no segundo semestre de 2024, após a implantação do botão, foram 18 prisões.

Como funciona o botão de pânico
O botão de pânico permite que a vítima peça ajuda de forma discreta, acionando a viatura mais próxima instantaneamente. Ele está disponível para mulheres que possuem medida protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha.
Entre no grupo de notícias do portal spriomais: receba conteúdos em primeira mão no seu Whatsapp
A ferramenta integra uma série de medidas desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, para oferecer mais segurança às mulheres vítimas de violência. Entre as ações, estão visitas diárias na casa ou em outros locais onde habitam.
No momento, cerca de 50 mulheres integram a rede em acompanhamento pela secretaria. As mulheres que precisam de ajuda devem procurar o Programa Família Segura, pelo telefone (12) 3955-9180, ou presencialmente, na avenida Major Acácio Ferreira, n° 432, no Centro.
Veja mais: Empresa saudita negocia compra da Avibras
Acompanhe também: