O Ministério da Educação (MEC) anunciou um reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da educação básica da rede pública em todo o país.
Com essa mudança, o valor mínimo que deve ser pago aos profissionais que trabalham 40 horas semanais passa a ser de R$ 4.867,77. O aumento já está valendo desde o dia 1º de janeiro de 2025.
O novo piso salarial foi calculado com base na Lei do Magistério, criada em 2008, que determina que o valor mínimo pago aos professores deve ser atualizado todo ano. O objetivo dessa lei é garantir melhores condições salariais para os profissionais da educação.
Embora o MEC defina o piso nacional, a responsabilidade pelo pagamento dos salários dos professores cabe aos estados e municípios. Cada governo local precisa incluir esse reajuste no orçamento e garantir que o novo valor seja cumprido.
Os valores são pagos a partir de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e de complementações da União.
Você pode gostar: Bom sono, alimentação e esporte: a fórmula de ouro para os estudos é conhecida por todos, mas precisa ser lembrada
Acompanhe também: