A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou um relatório, nesta quinta-feira (5), que 20 praias do Litoral Norte foram classificadas como impróprias para banho. A avaliação faz parte do monitoramento semanal que analisa a balneabilidade das praias durante a alta temporada.
Os dados, analisados nas quatro praias da região, apontam que Ubatuba lidera a lista, com o maior número de praias impróprias: sete praias. A lista é seguida por Ilhabela, que tem seis, Caraguatatuba (quatro) e São Sebastião (três).

A Cetesb realiza coletas semanais de água em 170 pontos distribuídos por 150 praias no litoral paulista, encaminhando as amostras para análises microbiológicas. O objetivo é medir a concentração de bactérias fecais e compará-las aos padrões estabelecidos, indicando a qualidade da água para banho.
Praias com mais de 100 colônias de bactérias por 100 mililitros de água são classificadas como impróprias para banho. Esses locais recebem a sinalização de bandeira vermelha para alertar os banhistas.
A companhia orienta que se evite tomar banho em praias classificadas como impróprias, bem como engolir água do mar. Também é desaconselhado nadar após chuvas intensas ou em locais próximos a córregos e rios que deságuam no mar.
De acordo com o órgão, é importante respeitar a sinalização nas praias, pois a qualidade da água nesses locais pode representar riscos à saúde dos banhistas.
Leia também: SJC amplia atendimento e todas as piscinas públicas farão parte do Projeto Verão
Saiba quais praias estão impróprias no Litoral Norte
Ubatuba
- Rio Itamambuca
- Perequê-Açu
- Iperoig
- Itaguá (Av. Leovegildo, 240)
- Itaguá (Leovegildo, 1724)
- Enseada
- Lázaro
Caraguatatuba
- Tabatinga
- Prainha
- Centro
- Indaiá
São Sebastião
- Prainha
- Cigarras
- Pontal da Cruz
Ilhabela
- Pinto
- Sino
- Barreiros Norte
- Barreiros Sul
- Itaquanduba
- Itaguaçu
Acompanhe também: