A Akaer, empresa joseense no setor de Defesa e Aeroespacial, foi escolhida pela EEA Aircraft and Maintenance, S.A., de Portugal, para produzir toda a estrutura da nova aeronave LUS-222.
Dessa forma, a Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asas completas, estabilizadores horizontais e verticais, além de todas as superfícies de controle do LUS-222.
A produção ocorrerá em São José dos Campos, com início previsto para o primeiro trimestre de 2025. O primeiro voo da aeronave está agendado para 2027.

O LUS-222 é uma aeronave regional leve, projetada para atender tanto ao mercado civil quanto militar. Com capacidade para transportar até 19 passageiros ou 2.000 kg de carga, o LUS-222 se destaca por sua versatilidade em missões de busca e salvamento, transporte e aviação regional.
A aeronave possui um alcance superior a 2.000 km e pode atingir velocidades de até 370 km/h, além de operar em pistas curtas e não pavimentadas, tornando-se ideal para regiões remotas.
Leia mais: Em novo acordo, Eve fecha venda de até 50 ‘carros voadores’ para companhia norte-americana
Miguel Braga, presidente do Conselho de Administração da EEA Aircraft and Maintenance, comentou sobre a parceria: “Estamos muito satisfeitos de ter sido possível criar esta parceria com a Akaer… Portugal e o Brasil têm um percurso de parceria muito bem-sucedido no setor aeronáutico”.
Conheça o grupo de notícias do portal spriomais: receba conteúdos em primeira mão no seu Whatsapp
Essa colaboração é vista como uma oportunidade para replicar o sucesso do Programa KC-390, que integrou a indústria brasileira com parceiros portugueses.
Cesar Silva, CEO da Akaer, também falou sobre a importância do projeto: “Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto… uma conquista significativa que ressalta a capacidade técnica da Akaer”.
A Akaer se tornará a primeira empresa brasileira a fornecer a estrutura total de uma aeronave de transporte regional e de cargas.
Acompanhe também: