O segundo turno das eleições em Taubaté, que elegeu o prefeito Sérgio Victor (Novo), registrou 75.876 abstenções.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o número de faltosos representa 31,24% dos eleitores da cidade, com maior taxa de abstenções no Vale.
Leia mais: Sergio Victor derrota Ortiz Junior e é eleito prefeito de Taubaté
Em Taubaté, os que compareceram totalizaram 167.009. Desse número, 3,66% dos eleitores votou nulo e 2,20% votou em branco. Os votos brancos e nulos são inválidos, mas servem para os eleitores indicarem que nenhum dos candidatos ao pleito lhes representa.
A tecla “branco” é uma das alternativas do sistema eleitoral, afirmando a liberdade de voto de cidadãs e cidadãos. Já o voto nulo ocorre quando é digitada, na urna, uma sequência de números aleatórios que não correspondem ao número de nenhum candidato ou partido.
Os cidadãos tiveram que decidir entre o ex-deputado estadual Sergio Victor (Novo) e o ex-prefeito Ortiz Junior. Com 61,98% dos votos, Sergio venceu a disputa e deverá assumir a Prefeitura de Taubaté em janeiro de 2025.
“Nós vamos construir um novo caminho para Taubaté e você vai sentir a diferença. Iremos olhar para todo e ninguém será deixado para trás”, declarou o candidato eleito.
Já Ortiz, contabilizou 38,0% dos votos. Apesar da derrota, nas rede sociais ele se colocou à disposição dos cidadãos.
“O povo de Taubaté, sobretudo os mais pobres, merece ser cuidado e ter uma vida melhor mais digna. Da nossa parte, estaremos na torcida para que tudo transcorra bem e nossa cidade esteja melhor ao fim desse processo. Estarei sempre à disposição dos taubateanos e das taubateanas. Contem comigo sempre.”
Sobre Sergio Victor
Sergio Luiz Victor Júnior é empresário e político brasileiro. Possui graduação em economia e administração pela Bellarmine University, nos Estados Unidos, além de um mestrado em Marketing pela ESPM.
Em 2018, sua estreia na política, foi eleito deputado estadual pelo Novo com 29.909 votos. Tentou a reeleição quatro anos depois, mas mesmo obtendo uma votação superior (41.671), não conseguiu um novo mandato.
Acompanhe também: