O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou a cerimônia para escolher as 20 urnas eletrônicas que serão auditadas no domingo (27) durante os testes de integridade e autenticidade para o 2º turno das eleições municipais.
A ação, que busca assegurar a segurança do processo eleitoral, contará com urnas de diversas cidades, incluindo duas de São José dos Campos.
Teste de integridade
O teste de integridade será realizado no Centro Cultural São Paulo e tem como objetivo comprovar que os votos digitados na urna correspondem fielmente aos votos registrados no sistema.
Ao todo, nove urnas passarão por este processo, que ocorre paralelamente à eleição, das 8h às 17h, e simula uma votação para comprovar a segurança das máquinas.
No teste de integridade, as cédulas de papel preenchidas previamente serão digitadas uma a uma nas urnas eletrônicas, e os resultados serão comparados com a apuração manual para verificar a precisão do sistema. Todo o procedimento será gravado e acompanhado por entidades fiscalizadoras.
Teste de autenticidade
O teste de autenticidade, por sua vez, ocorre antes do início das votações, nas próprias seções eleitorais, e verifica se os programas das urnas estão devidamente assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Urnas de São José
A seção 04 da 127ª zona eleitoral de São José dos Campos participará do teste de integridade, enquanto a seção 08 da 411ª zona eleitoral será auditada no teste de autenticidade.
Transparência
O processo de escolha das urnas foi realizado por representantes do Ministério Público, OAB, Polícia Federal, partidos políticos e outras entidades. Além disso, observadores de missões nacionais e internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), acompanharam a cerimônia.
De acordo com o presidente do TRE-SP, o desembargador Silmar Fernandes, essas auditorias são fundamentais para demonstrar a confiabilidade das urnas eletrônicas.
“Todas essas formas de verificação existem para que, cada vez mais, os eleitores entendam que a urna é confiável, que o nosso sistema é garantidor de que o voto colocado na urna será computado no resultado final”, afirmou o presidente do tribunal.
O TRE-SP produziu uma cartilha explicando o passo a passo detalhado das análises.
Acompanhe também: