Pinguins do Aquário de Ubatuba, no Litoral Norte, são as estrelas do filme “Meu amigo Pinguim”, que estreia nos cinemas brasileiros em 5 de setembro e conta com o ator francês Jean Reno, de “O Profissional” e “Missão Impossível”.
De acordo com o aquário, dez pinguins de magalhães passaram cerca de três meses sendo treinados para as gravações. “Eu não sei como eles [treinadores] se comunicam com eles, porque eles fazem o que pedimos para eles fazer”, disse Reno em vídeo sobre os bastidores do longa.
Durante as filmagens, o bem-estar dos pinguins foi o maior objetivo. Segundo o Aquário de Ubatuba, os locais de filmagem foram desinfetados para que não houvesse qualquer risco aos animais. O trabalho foi feito junto ao Instituto Argonauta e Terramare.
“Tivemos que ser muito respeitosos, então tiramos as pessoas. Tivemos que ter certeza que o caminho por onde eles andaram foi tratado. Então não há insetus, nem vírus ou bactérias”, explicou o brasileiro David Schurmann, diretor do filme.
O grande astro da turma foi o Maui, que por sua desenvoltura diante das câmeras, foi escalado para o papel do protagonista “Dindim”, pinguim que é resgatado perdido e cheio de óleo por um pescador brasileiro chamado João (Jean Reno) e daí surge uma grande amizade.
A trama é inspirada em uma história real e o verdadeiro Dindim inclusive recebeu atendimento do Aquário de Ubatuba junto ao Argonauta em 2016.
Você pode gostar: Saiba onde vacinar (de graça) seu pet contra a raiva
As filmagens do filme envolveram cerca de 150 profisisonais e aconteceram em Ubatuba, Paraty (RJ) e também na Patagônia Argentina. A direção de fotografia é do inglês Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia por “Quem Quer Ser um Milionário?”.
Após o fim das filmagens, os animais voltaram para sua rotina e continuam expostos para a visitação do público em Ubatuba. Há poucos dias, o aquário também anunciou o lançamento de um novo bichinho de pelúcia inspirado no pinguim Dindim.
Ver esta publicação no Instagram