Capacitações rápidas relacionadas às áreas de Línguas, Computação, Administração e Logística, entre outras, estarão disponíveis nos cursos livres online gratuitos oferecidos por USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pelo Centro Paula Souza, instituições vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Qualquer pessoa pode se inscrever e começar a estudar no horário mais conveniente. Há opções com menos de meia hora de duração e treinamentos mais longos – de até 50 horas. Os conteúdos dinâmicos incluem, além das videoaulas, atividades interativas e avaliações.
USP
A USP disponibiliza seu leque de treinamentos, ministrados por docentes da instituição, nas plataformas Coursera e Veduca.
A Coursera tem opções nas áreas de Administração, Economia e Negócios, História, Ciência da Computação e outras. Alguns oferecem certificação mediante pagamento de taxa. Com 28 opções entre 4 horas e 42 horas de duração, a Coursera ensina “Econometria Básica Aplicada e Gestão de Riscos” e de “Mudanças em Projetos”, por exemplo. Para quem se interessa por temas bem diferentes desses, uma dica é o treinamento intitulado “Processamento neural de linguagem natural em português”.
A Veduca oferece as capacitações em diversos recortes do conhecimento, incluindo informática, ciências, saúde e temas sociais. Assim como na Coursera, o acesso é gratuito, mas também é possível fazer os cursos certificados pagando a tarifa. São 26 cursos com carga horária variável entre apenas 23 minutos até 45 horas. Nesta plataforma, há os títulos “Probabilidade e estatística” e “Design sustentável”, apenas para citar dois exemplos. Na plataforma, os interessados podem conferir mais detalhes sobre cada uma dessas capacitações.
Unicamp
Pela Unicamp, as formações à distância gratuitas são oferecidas pela Escola de Extensão da universidade, na modalidade Mooc – Massive Open Online Course (que em português pode ser traduzido como Curso On-line Aberto e Massivo), e também estão hospedadas na Coursera. São 12 treinamentos com duração entre 3 horas e 25 horas. Há opções nas áreas de tecnologia, saúde, educação, letras e outras. Uma opção que desperta bastante interesse é o curso denominado “A complexidade sensível: um paralelo entre videogames e arte”.
Mas se seu interesse é transporte e armazenamento, pode aprender com a capacitação intitulada “Conceitos básicos de logística e supply chain. Se, no entanto, a preferência está no universo da Pedagogia, está à disposição o curso “Escola 4.0 – Educação e cultura maker no contexto da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”.
Centro Paula Souza
No Centro Paula Souza, as capacitações têm duração variável entre 6 horas e 50 horas, também na modalidade Mooc. São 19 opções. Alguns cursos dão direito a certificados. Se você se interessa pelo meio ambiente, por exemplo, vai gostar do curso “Introdução à monitoria ambiental”. Se, no entanto, prefere assuntos relacionados ao Direito pode optar pela capacitação “Gestão de conflitos”.
Para quem gosta de treinamentos rápidos, o Centro Paula Souza também oferece os microcursos – capacitações curtas com conteúdos que oferecem visão geral e introdutória sobre temas diversos e novas tendências. Nesse universo, você pode escolher sobre história da música, entender a importância de ler os livros clássicos ou criar cartazes pelo Canva (ferramenta on-line que ensina a criar designs).
Para a inscrição, basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e seguir as instruções. Em todos os cursos, nas três instituições, não há necessidade de participar de qualquer processo seletivo nem existe limite de vagas.
Leia também: Ericsson abre vagas de estágio em São José dos Campos
Acompanhe também: