Estudantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) conquistaram medalha de bronze no mundial de robótica RoboCup 2024, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho em Eindhoven, na Holanda.
A equipe do ITA, formada por três estudantes de engenharia civil e eletrônica, além de dois professores, foi destaque da categoria Small Size Soccer, onde times com seis robôs autônomos se enfrentam em uma partida de futebol. A equipe ThunderBolts, do Canadá, levou a prata e RioOne, do Japão, ficou com o ouro.

Na Small Size Soccer, o robô deve caber dentro de um círculo de 18 centímetros de diâmetro e não deve ter mais de 15 centímetros de altura. Os times jogam com uma bola de golfe laranja em um campo de carpete verde de 9 metros de comprimento por 6 metros de largura.

Além da categoria Small Size Soccer, outras duas equipes do ITA tiveram bons resultados. Na categoria de futebol de robôs em simulação 3D, a equipe alcançou o 4º lugar, enquanto na categoria 2D ficou em 9º.
RoboCup é o maior campeonato de robótica e inteligência artificial do mundo. A competição reúne mais de 3 mil estudantes e pesquisadores de 45 países diferentes.
As disputas contam com futebol de robôs, simulações de tarefas domésticas, provas de resgate em simulações de desastres e por aí vai. O evento é uma vitrine para as mais recentes inovações em inteligência artificial e robótica do mundo.
Leia mais: São José terá primeiro aeroporto de carro voador da América Latina
Mundial no Brasil
O mundial, que já foi realizado em João Pessoa em 2014, voltará ao Brasil no ano que vem. A cidade de Salvador foi escolhida como sede da RoboCup 2025.
mundial voltará ao BrasilA Bahia foi escolhida para sediar a RoboCup, no Centro de Convenções de Salvador. É a segunda vez que o país recebe o evento, que já teve lugar em 2014, em João Pessoa. Na época, mais de 1500 competidores e 100 mil visitantes compareceram no centro de exposições da capital.
A organização do evento em Salvador será liderada pela RoboCup Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, em colaboração com a Universidade Estadual da Bahia e o Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo (SP).
Acompanhe também: