O Aeroporto Internacional de São José dos Campos e a empresa VertiMob anunciaram uma parceria para implantar o primeiro aeroporto de carro voador, chamado de vertiporto, da América Latina. A iniciativa também busca promover a inovação e o desenvolvimento seguro de novas tecnologias aéreas no país.
A implantação do vertiporto em São José deve ser efetivada a partir de 2025, de acordo com os critérios do edital regulatório da ANAC, podendo levar até dois anos. Esse projeto fortalecerá a posição da cidade como um centro de inovação aeroespacial e abrirá novas oportunidades para colaborações futuras e desenvolvimento tecnológico na região, segundo a SJK Airport.
As aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) representam uma tecnologia que pode mudar a mobilidade aérea urbana. Para que essas aeronaves possam operar de forma segura e eficiente, é necessário desenvolver e regulamentar as infraestruturas adequadas.
O vertiporto experimental será implantado na área de teste de motores do aeroporto, cuja infraestrutura já é adequada para esse tipo de iniciativa. A localização é considerada ideal, favorecendo a conectividade aérea e a mobilidade urbana, de acordo com o CEO da concessionária responsável pelo terminal joseense, Eduardo Valle.
Leia mais: Inpe lança edital para aquisição de novo supercomputador
Além disso, as duas entidades querem desenvolver o ecossistema de Advanced Air Mobility (AAM) no estado de São Paulo, com o intuito de transformar a vida de pessoas com o futuro modal de transporte urbano. O maior objetivo é posicionar o Brasil como um dos países pioneiros na adoção do transporte por eVTOL.
Acompanhe também: