O atleta André Rocha, de Taubaté, ganhou sua segunda medalha de ouro no Campeonato Mundial de Paratletismo, disputado neste ano em Kobe, no Japão.
Aos 46 anos de idade, André foi o campeão no lançamento de disco na classe F52 no último domingo (20). Na final, contra seis adversários, ele foi o melhor, lançando o disco a 20,72 metros de distância em sua sexta e última tentativa. Por ser o atual líder do ranking mundial, o paratleta foi o último a fazer seus arremessos, com a vantagem de já saber quanto precisaria alcançar para subir ao pódio.
“Entrei na gaiola de lançamentos focado em descer o braço em todas as tentativas, e sabia que tinha totais condições de fazer uma boa marca para levar o ouro. A chuva atrapalhou um pouco, mas faz parte do atletismo, e consegui render muito bem. Essa medalha também é de vocês. É do Brasil”, comentou após a prova.
O ouro no Japão foi a terceira medalha de André Rocha em campeonatos mundiais. O atleta estreou na edição de Londres, em 2017, quando foi campeão mundial na mesma prova. Em 2023, no mundial de Paris, foi medalhista de bronze. André hoje é o recordista mundial da classe F52, com um lançamento de 23,80 metros.
Já classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, André terá ainda dois compromissos no Brasil. Ele disputa em junho a 2ª Fase do Circuito Nacional de Paratletismo e o Meeting Paralímpicio de São Paulo. Depois disso, o foco é total para as Paralimpíadas, que serão disputadas entre 28 de agosto e 8 de setembro.
A história de André no paraesporte
O caminho de André no atletismo paralímpico começou em 2013. Ele atuava como policial militar e, durante uma perseguição, sofreu um acidente que lesionou sua coluna. Após diversas cirurgias, André ficou paraplégico.
Por meio do basquete em cadeira de rodas, ele entrou no projeto Esporte Para Todos em Taubaté, que oferece a oportunidade de em Taubaté. Depois, André decidiu experimentar o atletismo e se encontrou no arremesso de peso e no lançamento de disco.
Currículo vitorioso
Confira as principais conquistas de André Rocha no atletismo paralímpico:
· Bicampeão mundial do lançamento de disco: Londres 2017/Kobe 2024;
· Medalha de bronze no lançamento de disco no Campeonato Mundial de Paris 2023;
· Duas medalhas no arremesso de peso em Jogos Parapan Americanos – prata em Toronto 2015, e bronze em Lima 2019;
· Medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Mundiais Militares de 2015, na Coréia do Sul;
· Tetracampeão do arremesso de peso no Open Grand Prix de Berlim, na Alemanha.
Veja mais do esporte: Brasil vai sediar próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino
Acompanhe também: