O Hospital Municipal de São José dos Campos recebeu um importante reforço em sua infraestrutura médica: dois novos arcos cirúrgicos, equipamentos de última geração que devem aprimorar o trabalho dos profissionais de saúde e elevar a segurança dos pacientes durante os procedimentos cirúrgicos. A aquisição representa um investimento total de 630 mil reais.
Os arcos cirúrgicos, aparelhos de raio X em forma de “C”, são colocados próximos à mesa cirúrgica para capturar imagens dinâmicas durante os procedimentos, proporcionando uma visualização nítida e detalhada em tela 4K, o que facilita o trabalho dos cirurgiões.
De acordo com a Dra. Lais Nunes de Salles Pinheiro, coordenadora da Ortopedia do Hospital Municipal, esses equipamentos são fundamentais em diversas especialidades, incluindo cirurgia ortopédica, neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia geral e urologia. A clareza e precisão das imagens possibilitam resultados mais eficazes, especialmente em procedimentos complexos.
Um exemplo concreto da relevância desses arcos cirúrgicos é observado em cirurgias de fratura de fêmur em idosos. Com a tecnologia avançada desses equipamentos, há uma redução significativa de sangramento e de lesões, o que contribui para uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para os pacientes.
Leia mais: São José sedia Pan-americano de Ciclismo de Estrada
Para garantir o uso eficiente e seguro dos novos arcos, médicos e técnicos em radiologia médica passaram por treinamento especializado. Janderson Wellington Floriano, técnico em radiologia médica do Hospital Municipal há 16 anos, destacou a facilidade de manuseio e a qualidade das imagens produzidas pelos equipamentos.
Além dos benefícios clínicos, os novos arcos cirúrgicos trazem avanços em termos de segurança radiológica, pois possuem dispositivos que reduzem a emissão de radiação, conforme ressaltado pela engenheira clínica do HM, Sabrina Barbosa Pinto.
A equipe de Engenharia Clínica do hospital, composta por 15 profissionais, trabalha para garantir a operação e a segurança de mais de 2 mil equipamentos médicos presentes na instituição.
Acompanhe também: