O escritor e dono da Livraria Cultura, Pedro Herz, morreu nesta terça-feira (19) em São Paulo aos 83 anos. A informação foi divulgada em nota pela assessoria de imprensa do grupo.
De acordo com o comunicado, o corpo de Herz será velado no Cemitério Israelita do Butantã a partir das 10h desta quarta-feira (20). O enterro deve ocorrer às 12h.
“Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além”, diz a nota.
O livreiro, filho de família judia que fugiu da Alemanha por conta do nazismo, foi uma figura de destaque no varejo de livros no Brasil.
Fundada em 1947 pela mãe de Herz, Eva, a Livraria Cultura chegou a ter 1,3 mil funcionários e faturar R$ 230 milhões. No entanto, desde 2015 a empresa vinha passando por uma grande crise, fruto da baixa procura pelo mercado editorial.
Leia também: Leilah Moreno homenageia Adoniran Barbosa com show gratuito em SJC
Em 2018, a empresa solicitou recuperação judicial devido a dificuldades financeiras. Posteriormente, enfrentou o decreto de falência pelo sistema judicial, resultando no fechamento de lojas emblemáticas, incluindo a do Conjunto Nacional.
Em junho de 2023, após obter uma liminar favorável no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspendeu a falência, a Livraria Cultura retomou suas operações, reabrindo suas lojas na capital paulista e em Porto Alegre.
Acompanhe também: