Jacareí registrou a primeira morte por dengue em 2024 nesta quarta-feira (17). A vítima é um idoso de 84 anos, que apresentava comorbidades.
O número de casos de dengue registrados na cidade também é alarmante. Nos primeiros 15 dias de janeiro, o crescimento foi de 11.500% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2023, Jacareí havia registrado apenas três casos positivos da doença. Neste ano, no mesmo período, o número subiu para 348. Isso significa que, em média, 23 pessoas são infectadas diariamente na cidade.
Altas temperaturas e índices pluviométricos altos são alguns dos motivos apontados para o aumento na quantidade de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A Prefeitura de Jacareí está intensificando as ações de combate à dengue. Equipes de agentes de saúde estão visitando casas e estabelecimentos comerciais para orientar a população sobre as medidas preventivas.
Além disso, também é realizada a nebulização em casas próximas à casos confirmados de dengue.
A população também pode contribuir para combater a proliferação do mosquito. É importante eliminar os criadouros de água, como caixas d’água, vasos de plantas, pneus velhos e garrafas PET.
Leia também: Dengue em SJC: casos sobem quase 700% e deixam cidade em alerta
Cuidados com a dengue
Veja as ações em casa para evitar criadouros:
- Elimine pratos de vasos de planta e recipientes que sejam possíveis criadores, como latas, cascas de ovos e tampas de garrafas;
- Mantenha vedados tanques, caixas d’água, cisternas, tambores e outros reservatórios;
- Conserve canaletas e calhas desobstruídas;
- Lave e escove bebedouros de animais no mínimo uma vez por semana
Sintomas da dengue
Entre os principais sintomas relatados pelos pacientes com dengue estão:
- febre alta em torno dos 38°C
- dor no corpo e articulações
- dor de cabeça
- dor atrás dos olhos
- falta de apetite
- fraqueza
- manchas vermelhas no corpo
Acompanhe também: