São José dos Campos, reconhecida por sua gestão do patrimônio arbóreo, será a sede do 4º Fórum Latino-americano de Florestas Urbanas em novembro de 2024.
A confirmação desse importante evento veio durante a programação do 2º Fórum Mundial de Florestas Urbanas, que ocorreu de 16 a 20 de outubro na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos.
A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), responsável pela proposta do Brasil como país-sede, participou de uma recepção realizada pela Fundação Arbor Day em homenagem às “Tree Cities of the World”. Esse evento contou com a presença de membros da diretoria e representantes de cidades brasileiras que fazem parte deste reconhecimento.
O evento em São José será realizado com o apoio da SBAU, em parceria com a Prefeitura local e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Além disso, São José dos Campos também será sede outros eventos relacionados à arborização urbana nos próximos anos.
Dessa forma, a cidade será anfitriã do Fórum Paulista de Arborização Urbana em 2024 e seguido pelos Congressos Brasileiro e Ibero-americano de Arborização Urbana em 2025.
Arborização Urbana
São José dos Campos recebeu pelo quarto ano consecutivo o selo do programa “Tree Cities of the World,” uma iniciativa da FAO e da Fundação Arbor Day.
O número de cidades contempladas com o reconhecimento neste ano chegou a 167, incluindo lugares do mundo inteiro.
Sendo assim, o programa, que teve início em 2019, destaca o compromisso da cidade com a gestão das árvores urbanas.
Leia mais: São José recebe segundo certificado de “Cidade Inteligente” e presidente da ABNT revela planos
Dentre as cidades brasileiras, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Já neste ano, o número de cidades contempladas é de 18.
Dessa forma, esse reconhecimento internacional ressalta o esforço contínuo de São José dos Campos na gestão das árvores urbanas.
A gestão inclui o plantio de mudas, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitação técnica e educação ambiental.
Por fim, o programa também inclui a completa digitalização e integração de bancos de dados sobre o tema, proporcionando aos cidadãos o acesso a informações sobre todas as árvores cadastradas no portal Geosanja.
Acompanhe também: