Filipe Toledo, de Ubatuba, conquistou o bicampeonato mundial de surfe neste sábado, 9, ao vencer o australiano Ethan Ewing na decisão da WSL Finals, na Califórnia.

O surfista de 28 anos se tornou o quarto brasileiro a conquistar o título mundial, e o segundo da região do Litoral Norte, em três anos.
Toledo liderou o ranking mundial ao longo da temporada, e entrou na WSL Finals com a vantagem de jogar por dois a zero na final. Ewing, que vinha de uma lesão, teve que vencer as duas baterias para conquistar o título.
Na primeira bateria, Toledo venceu por 17,97 a 17,23. Na segunda, superou o australiano por 14,27 a 12,37, e garantiu o segundo troféu mundial.
Brasil no surfe
O primeiro surfista do Litoral Norte a conquistar o título mundial foi Gabriel Medina, de São Sebastião, em 2014. Medina é tricampeão mundial, e conquistou o título novamente em 2018 e 2021.
Além de Medina e Toledo, Ítalo Ferreira, de Baía Formosa (RN), foi campeão em em 2019. E do Litoral Sul de São Paulo, Adriano de Souza, de Guarujá, ganhou um título mundial em 2015.
Acompanhe também: