Com o fechamento das janelas de transferências das ligas europeias no começo de setembro, o mundo dos fãs de futebol está em polvorosa pelas alterações nos times e novos rumos de grandes craques.
Assim, não poderia atrair menos atenção a quantidade de brasileiros cavando contratos no exterior. De acordo com o Observatório de Futebol CIES, que monitora o número de nacionais de diversos países comercializando passes para jogar fora de seus países natais, o Brasil quebrou um recorde de “exportação” nesse ano, totalizando 1.289 jogadores.
Confira a seguir algumas das principais ligas internacionais aquecidas com grandes nomes, bem como quatro jogadores cuja transferência merece destaque na temporada 2023/2024.
Como assistir às ligas estrangeiras?
Antes de procedermos à lista dos quatro jogadores, convém entender como assistir às ligas estrangeiras. Os direitos de transmissão costumam ser vendidos para operadores diferentes.
Além da confusão, isso costuma levar a tentativas de ver jogos por streamings gratuitos, mas pouco confiáveis, que podem contaminar o computador ou até levar a se perguntar o que fazer com o WhatsApp hackeado, no caso de assistir pelo celular. Por isso, desencorajamos essa prática. Em caso de seguir com ela, é preciso ter muito cuidado.
Os meios seguros e oficiais para assistir às ligas dos jogadores em nossa lista são:
Liga Saudita – O campeonato tem transmissão de BandSports e Canal Goat.
Ligue 1 francesa – Jogos transmitidos pelo ESPN e pelo Star+ nesta temporada.
Premier League inglesa – O grupo Disney ficará encarregado da transmissão do campeonato no Brasil, na TV fechada e no streaming.
Neymar
O nome do “menino Ney” é uma menção óbvia, mas necessária para a temporada vindoura. Após 6 anos de emoções, grandes jogadas e controvérsias como camisa 10 do time estelar do Paris Saint-Germain, o atacante já está alocado na Arábia Saudita para jogar no Al-Hilal.
Logicamente, a transferência a peso de ouro para o Oriente Médio ressoou muito mal entre críticos. Uma “alfinetada” comum é que, depois e ascender do Santos ao Barcelona e ao PSG, Neymar resolveu enterrar os últimos anos produtivos de sua carreira em campo por uma ampla quantia em dinheiro.
Qualquer que seja o caso, a nova fase de Neymar se estende do começo de setembro em diante na Liga Saudita. Treinado pelo técnico Jorge Jesus, ele poderá enfrentar Cristiano Ronaldo no Al Nassr e outros craques, pela bagatela de 174 milhões de dólares anuais.
Roberto Firmino
Outra estrela no futebol europeu, desta vez da liga inglesa, migrou para a Arábia Saudita com uma proposta interessante. Roberto Firmino deixou o Liverpool rumo ao Al Ahli saudita.
Em sua estreia, em agosto, o atacante Firmino cravou nada menos do que 3 gols contra o Al Hazem. O contrato do ex-Red de 31 anos junto ao clube árabe tem previsão de durar até 2026, depois de passar 8 anos no Liverpool.
Ângelo Gabriel
O jovem Ângelo, que estreou profissionalmente no Santos, foi comprado já há alguns meses pelo Chelsea. O time inglês se reconfigura intensamente, numa verdade ciranda rotativa de jogadores.
No entanto, algo mais surpreendente do que a compra pelos Blues em junho por 15 milhões de euros foi o empréstimo subsequente do jogador. Pelo arranjo, durante um ano inteiro, Ângelo deve jogar pelo Strasbourg, da liga francesa.
Relatos de imprensa dão conta de que atacante agradou à comissão técnica do Chelsea, porém não teria espaço no time inglês nessa temporada, justificando o empréstimo temporário.
João Gomes
Ainda falando sobre o campeonato inglês, o volante flamenguista João Gomes escapou do declínio momentâneo do time para embarcar no Wolverhampton. No time bretão apenas desde janeiro, Gomes pode migrar ainda para outra esquadra do mesmo campeonato, ainda que seu contrato dure até 2028.
Dentre os times cogitados como novo destino de João Gomes, constam o Liverpool e o Newcastle, ambos em posição de prestígio na Premier League. Qualquer que seja o caso, a menos que mantido no banco pelos próximos meses, poderemos assistir João Gomes brilhar nos gramados da próxima temporada do campeonato inglês.