A cidade de São José dos Campos está em segundo lugar no Brasil em número de estudantes superdotados, com 856 alunos cadastrados, de acordo com o ranking de 2022 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) .
O Instituto é a autarquia do governo federal responsável por estatísticas e avaliações do ensino no país. Curitiba lidera o levantamento, com 1.426 alunos superdotados, e São Paulo, com 548, está em terceiro lugar.
Na rede municipal de ensino de São José, mais de 260 alunos com altas habilidades estão inseridos no programa Decolar, que faz parte da educação especial inclusiva.
Programa Decolar
Esse projeto acontece com o intuito de identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos estudantes, que participam de atividades durante o contraturno escolar.
São mais de 55 opções em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, 67 voluntários doam seu tempo e conhecimento para conduzir as atividades com os alunos.
Mais do que estatísticas e números, o objetivo do programa é, principalmente, ampliar as oportunidades para os alunos superdotados, oferecendo-lhes uma intervenção educativa especializada para continuarem com sucesso em suas trajetórias acadêmicas.
O programa é voltado para estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental que demonstram capacidades elevadas. Após serem observados pelos professores, passam por uma análise de dados e observação assistida pela equipe de especialistas.
As áreas trabalhadas incluem:
- Criatividade
- Habilidades e expressão
- Ciências
- Investigação e tecnologia
- Comunicação
- Organização e humanidades
Dessa forma, os alunos escolhem as atividades de acordo com seus interesses e montam um plano individual de trabalho.
O programa Decolar tem como objetivo não apenas desenvolver as habilidades dos alunos superdotados, mas também formar pessoas de valor, com compromisso, ética e respeito, criando personalidades saudáveis e preparadas para o futuro.
Visão da aluna
Maria Ester da Silva Carneiro Faria é aluna do 9° ano da rede pública e está no Decolar há três anos. A jovem tem vocação para ser professora de história, mas também participa de atividades de física, fotografia, filosofia, literatura dramática e inglês.
“Gosto muito de falar, e aqui eu aprendo a dialogar, a me apresentar e também a trabalhar minha fala. Nós somos estimulados a aperfeiçoar nossas habilidades. Os professores apóiam, fiz muitos amigos e me sinto em um espaço muito bom, que é importante para o meu futuro”, disse ela.
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