Moradores de São José dos Campos, com mais de 15 anos de idade, têm a chance de concluir o ensino fundamental por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida pelas escolas da Prefeitura.
A EJA está disponível em 10 escolas de ensino fundamental, além de núcleos e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). As inscrições podem ser feitas ao longo do ano letivo, mas iniciar os estudos no início de cada semestre pode, sobretudo, facilitar a organização escolar.
Como funciona
A modalidade é dividida primeiramente em dois segmentos: EJA 1 (1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). As inscrições podem ser feitas pessoalmente no local que oferece o segmento desejado ou pelo telefone 156 da Prefeitura.
Dessa forma, os interessados devem fornecer informações como RG, endereço residencial e a última série/ano que estudaram.
Os alunos da EJA 1 e 2 têm aulas presenciais em 10 escolas municipais durante o período noturno.
Por outro lado, os alunos das classes de alfabetização da EJA 1 podem optar por aulas no período da manhã ou da noite, duas vezes por semana, nos Núcleos EJA em escolas municipais.
Leia mais: Primeira chamada do Prouni 2023.2 é divulgada e candidatos já podem conferir o resultado
Locais com o programa
Os locais com o intuito de oferecer a modalidade incluem o CEJA, localizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), e 8 Núcleos EJA distribuídos pela cidade. Além disso, 10 escolas municipais também oferecem o programa.
- CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) no Cefe (Centro de Formação do Educador) na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana
- Núcleos EJA:
- Cefe (Centro de Formação do Educador) – Santana
- Emef Profº Helio Walter Bevilacqua – Jd. República
- Emef Profª Mercedes Maria Perotti – Rio Comprido
- Emef Profª Lucia Pereira Rodrigues – Jd. Santa Fé
- Emef Profª Mercedes Carnevalli Klein – Jd. Satélite
- Emef Profº Geraldo de Almeida – Chácara Pousada do Vale
- Emef Profº Waldemar Ramos – Vista Verde
- Emef Possidônio José de Freitas – Galo Branco
- Escolas Municipais com EJA:
- Emef Profª Ana Berling Macedo – Alto da Ponte
- Emef Profº Antonio Palma Sobrinho – Pq. Nova Esperança
- Emef Profª Áurea Cantinho Rodrigues – Jd. Oswaldo Cruz
- Emef Dom Pedro de Alcântara – Dom Pedro I
- Emef Profª Elizabete de Paula Honorato – Jd. Mariana
- Emef Profª Mercedes Carnevalli Klein – Jd. Satélite
- Emef Profª Maria Antonieta Ferreira Payar – Pinheirinho dos Palmares
- Emef Profª Norma de Conti Simão – Bosque dos Ipês
- Emef Profª Palmyra Sant’Anna – Vila Industrial
- Emef Profª Rosa Tomita – Jd. São José II
Estudar em casa também é uma opção
Aliás, uma opção adicional é o CEJA, que oferece atendimento com materiais de estudo para serem realizados em casa, provas presenciais e horário flexível, o que auxilia as pessoas que precisam conciliar os horários de estudo e trabalho, proporcionando mais oportunidades.
Os alunos do Programa Municipal da EJA recebem orientação e têm aulas ministradas por uma equipe de profissionais especializados.
Ademais, recebem material personalizado de acordo com suas necessidades e têm à disposição espaços dedicados ao estudo, esclarecimento de dúvidas e realização de avaliações, tudo para tornar o processo mais eficaz e individualizado.
Acompanhe também: