A PF (Polícia Federal) iniciou na manhã desta quinta-feira (29), uma operação contra uma milícia privada comandada por um ex-presidente de sindicato de São José dos Campos.
Cerca de 90 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão em três cidades do Vale do Paraíba: São José dos Campos, Jacareí e Santa Branca.

Na Grande São Paulo a operação ocorre também em Mauá, Mogi das Cruzes e Guarulhos.
Segundo a PF, a investigação iniciada em 2019, revelou a existência de uma milícia particular comandada por um ex-presidente de um sindicato em São José, formada tanto por servidores públicos quanto por civis.
O grupo teria cometido no mesmo ano violência física e moral contra pessoas relacionadas à refinaria Revap na cidade, com a contratação de homens responsáveis por atos e graves ameaças a bens e pessoas.
Leia mais: Idoso é investigado pela PF por apologia ao nazismo em São José
Investigações
As investigações também comprovaram a ligação entre membros do grupo criminoso, que possuiam tarefas bem definidas dentro da estrutura da organização, que manteve atividades ilegais, inclusive para defender interesses de terceiros.
A milícia contava ainda com o apoio de agente públicos, que faziam consultas em bancos de dados para repassar aos líderes do grupo, informações privilegiadas sobre vítimas e possíveis ações policiais contra a organização criminosa.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de milícia privada, divulgação de segredo e falsidade ideológica, além de delitos relacionados à posse, porte e comercialização ilegal de armas de fogo. Se condenados, a pena pode chegar até 33 anos de prisão.
Acompanhe também: