O rei Charles III, de 74 anos, e a rainha Camilla, de 75, foram oficialmente coroados no Reino Unido. A luxuosa cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster, em Londres, na manhã deste sábado (6).
É a primeira vez em sete décadas que um novo monarca britânico foi formalmente coroado. Ele assumiu o trono em setembro do ano passado, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.
O rito, profundamente religioso, foi celebrado pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana. A chegada dos convidados à Abadia de Westminster começou por volta das 3h15 (de Brasília). Atuais e antigos chefes de Estado, realezas estrangeiras e ministros britânicos se descolocaram a partir das 5h30. O rei e a rainha consorte chegaram às 6h50. A cerimônia começou às 7h.

Durante o juramento sobre o reinado, Charles colocou com a mão sobre a bíblia, concebeu sua assinatura e fez uma reza.
O momento sagrado da coroação, com a unção do óleo, foi às 7h45. Ele é feito de especiarias, sendo consagrado em Jerusalém. Contudo, o momento não foi mostrado, já que é considerado uma condição ente o soberano e Deus. Para garantir privacidade absoluta, nesta parte da cerimônia foi providenciado um biombo de três lados.
Ao final, Charles foi coroado com a coroa de Santo Eduardo. Esta foi a única vez que ele utilizou o objeto, que é reservada para a coroação de um novo monarca.
Em seguida, o arcebispo clamou: “Rei dos reis e senhor dos senhores, abençoe. Nós te imploramos, esta coroa, e assim santifique teu servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocas como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com teu gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas, através daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um só Deus, mundo sem fim. Amém”.
Os convidados, então, entoaram: “Deus salve o rei”.
Dentre as vestimentas utilizadas pelo rei Chales na cerimônia, estão o manto imperial. Usado por cima da supertúnica, ele é feito de tecido de ouro, fios de ouro, prata e seda, seda e franja de ouro. Foi confeccionado pelo alfaiate John Meyer em 1821.
Segundo a imprensa britânica, o comitê da Operação Golden Orb, responsável pelo planejamento da cerimônia, estimou um custo de 100 milhões de libras (mais 113 milhões de euros). Entretano, nenhum valor foi confirmado oficialmente até o momento.
Mais de 2.200 pessoas participaram da celebração. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, estiveram entre os convidados e representam o Brasil na celebração.
Vídeo: Charles III é coroado:
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe também: