De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia está prestes a ultrapassar a China em tamanho de população neste mês de abril e se tornar o país mais populoso do mundo.
Pela primeira vez em séculos, a China deixará de ser a nação com mais cidadãos. A data exata da mudança de postos no ranking ainda não foi divulgada, mas a ONU estimava que isso aconteceria até o fim de abril.

Atualmente, a Índia conta com 1,428 bilhão de habitantes, enquanto a China possui 1,425 bilhão.
Desde 1950, quando a ONU começou a contabilizar as populações dos países no mundo, a China sempre foi a nação mais populosa do planeta.
No entanto, acredita-se que esta já fosse uma realidade há centenas de anos. Em 1750, por exemplo, a China já acumulava cerca de 225 milhões de habitantes – valor próximo da população atual do Brasil, de 214 milhões de habitantes.
Atualmente a população chinesa encontra-se envelhecida e com crescimento estagnado, em grande parte devido à política do filho único implementada nos anos 1980 – que obrigava casais chineses a terem apenas um filho.
Por anos, essa política ajudou a controlar o crescimento desenfreado da população, mas mesmo com seu fim, em 2015, o aumento no número de habitantes permaneceu estagnado.
Leia mais: Dalai Lama pede desculpas após pedir para menino “chupar” sua língua; veja o vídeo
Agora a China vive uma situação oposta: a população do país asiático está prestes a reduzir. Projeções indicam que, em 2050, a população chinesa será 8% menor do que a atual.
Os indianos, ao contrário, possuem uma população mais jovem e o país hoje se vê com uma taxa de fertilidade mais alta e uma queda na mortalidade infantil nas últimas três décadas.
A Índia inclusive detém a maior taxa de natalidade do mundo, e segundo a ONU, deve ter 50% mais pessoas do que na China em 2064.
Acompanhe também: