Acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP), São José dos Campos atinge alto grau de satisfação na educação e supera recorde de 2021. Segundo Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT), enquanto a média das CGP é de 578, a cidade joseense tem uma média de 719.
Os dados são referentes ao mês de Abril de 2023 e mostram o estabelecimento de um novo recorde para a educação da cidade, que tinha o mês de outubro de 2021 com maior pontuação no índice (710).
Em janeiro, uma mudança positiva foi observada na satisfação dos moradores em relação à educação na cidade, que passou por algumas mudanças significativas nos últimos meses. Entre elas, destacam-se escolas na zona rural e investimentos constantes em tecnologia, possibilitando o acesso ao ensino para alunos de regiões mais afastadas e novas oportunidades de aprendizado interativo.
De acordo com a INDSAT, os resultados das avaliações atuais da educação superam os números registrados no mesmo período de 2021 (628 pontos em abril, com Grau Médio de Satisfação) e 2022 (663 pontos, com Alto Grau de Satisfação), atingindo o maior índice em todo o período entre novembro de 2020 e abril deste ano. A nota de SJC se manteve acima da média durante todo o intervalo destacado, assim como o desempenho atual.
Leia Mais: Berçário particular em SJC: 10 boas opções na cidade!
Pesquisa de Satisfação
O serviço de educação em São José dos Campos registrou um avanço significativo na aprovação, segundo a INDSAT. A aprovação saltou de 47,3% em abril de 2022 para 66,7% atualmente, com 8,2% classificando-o como ótimo e 58,4% como bom. Esse patamar supera o mesmo período de 2021, quando 49,9% aprovaram o setor. Essa é a maior aprovação registrada no período de novembro de 2020 a abril de 2023, superando o pico em outubro de 2021.
Entre as opiniões negativas, 10,1% dos entrevistados reprovam o serviço de ensino da cidade, um índice menor do que o registrado no ano anterior (16,6%). Esse é o menor resultado negativo obtido na CGP em relação ao serviço público.
Em julho de 2021, a educação representava 7,5% dos principais problemas apontados pelos moradores em São José dos Campos. Atualmente, o serviço representa apenas 2,3% dos indicadores presentes nas pesquisas. Os dados levam em conta uma margem de erro de 4% sob intervalo de confiança de 95%.
Acompanhe também: