A Nasa revelou os quatro astronautas que farão parte da primeira expedição tripulada à Lua depois de 51 anos na Artemis 2. Entre os membros da equipe, estão três homens e uma mulher. Christina Koch será a primeira mulher a orbitar a Lua.
A missão traz ainda o piloto Victor Glover, que será o primeiro homem negro em uma viagem à Lua e o canadense Jeremy Hansen, o primeiro tripulante que não é natural dos Estados Unidos a ultrapassar a órbita da Terra em uma missão norte-americana. Será a primeira vez de Hansen no espaço.

A engenheira Christina Koch será especialista de missão. Ela já detém o recorde de voo espacial contínuo mais longo por uma mulher e fez parte das três primeiras caminhadas espaciais femininas da Nasa. Christina passou 328 dias trabalhando dentro da International Space Station.
Os quatro ficarão fora do planeta por 25 dias, porém não aterrissarão no nosso satélite natural. O objetivo é mantê-los embarcados enquanto exploram o lado mais distante da Lua, atingindo uma distância de aproximadamente 370 mil quilômetros.
Esta tripulação também será a primeira a viajar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, há mais de meio século. A Artemis 2 contará com o comando de Reid Wiseman, ex-piloto de caça da Marinha dos EUA.
A primeira missão, Artemis 1, foi lançada apenas com bonecos, em 2021. O objetivo a longo prazo da Nasa é estabelecer uma base permanente na Lua, e eventualmente servir de estágio inicial para uma ambiciosa missão tripulada a Marte.
A Nasa explica que as missões lunares oferecem uma oportunidade perfeita para a testagem de ferramentas, equipamentos e tecnologias que podem ser úteis numa viagem tripulada ao planeta vermelho.
Os astronautas decolarão no foguete SLS da Nasa – o mais poderoso do mundo – e viajarão a bordo da cápsula Orion, acoplada no topo do foguete. A cápsula se desprenderá uma vez no espaço e os levará para a Lua, mas sem pousar.
Acompanhe também: