O grande dia para os fãs do futebol chegou. Argentina e França decidem neste domingo (18), a partir das 12h, a final da Copa do Mundo Catar 2022, no Lusail Iconic Stadium.
Dessa final, uma coisa já é certa: Quem ganhar vai se tornar o mais novo tricampeão mundial.
A Albiceleste busca retornar ao topo do futebol mundial depois de muito tempo, já que suas duas únicas conquistas foram de 1978 e em 1986.
O título também fecharia de forma histórica o fim da carreira de Lionel Messi, que está disputando a sua última Copa do Mundo com a camisa da Argentina.
Agora, caso perca o título, a Argentina se tornará a maior vice-campeã da história do Mundial, já que perdeu a final das edições de 1930, 1990 e 2014.
Por outro lado, a França quer manter o status de ‘melhor seleção do momento’. O título de 2018 na Rússia e a conquista da Nations League 2020/2021 foram importantes para essa nova geração de ouro dos Bleus comandada pelo ex-jogador Didier Deschamps.
Além disso, a conquista do tricampeonato mostraria para o mundo a superação da atual campeã, que mesmo com vários astros lesionados (Pogba, Kante e Benzema) deu a volta por cima e conquistou a Copa pela segunda vez consecutiva.
Arbitragem para Argentina e França
O polonês Szymon Marciniak, de 41 anos, vai apitar a grande decisão, ao lado de seus conterrâneos Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.
Ismael Elfath (quarto árbitro) e Kathryn Nesbitt (quinto árbitro), ambos norte-americanos, fecham a arbitragem de campo.
Tomasz Kwiatkowski (Polônia) e Juan Soto (Venezuela) serão os responsáveis pelo VAR (Arbitro de Vídeo).
Uniformes da decisão
Mandante, a Argentina jogará a decisão com a camisa tradicional albiceleste, além de calções e meias brancas. O goleiro Dibu Martínez vestirá verde, enquanto os reservas ficarão com o colete laranja.
Por outro lado, a França usará o uniforme completamente azul. O goleiro Hugo Lloris se apresentará de amarelo e os reservas vão utilizar o colete verde militar.
Além disso, os árbitros usarão vermelho e os gandulas cinzas.