Com objetivo trazer um olhar crítico aos mitos, ilustrar os limites humanos na sua criação, aguçando a percepção abstrata em volta das ideologias, o artista joseense Jakson Ferreira lança sua exposição “O mito que habita em mim”, na Galeria Poente, a partir de 10 de dezembro.
O artista explora as nuances de uma cultura onde os mitos invadem o indivíduo. Questões como esta entusiasmam as expressões do projeto, criado e desenvolvido em um período de 4 meses, articulado nas suas formas de expressão. “O mito que habita em mim” traz uma reflexão sobre as crenças que se perpetuam como ideologias.
Jakson Ferreira utiliza da fibra de algodão, formada em tramas, para denotar as vivências com os seus excessos, pensamentos e existência que exprimem o pertencimento no mundo. Sua composição em rede e sua abstração refletem essa concessão de relações construídas com o tempo.
Serão produzidas 8 telas pelo artista, além de quatro performances conjuntas com a artista Brun Willi e uma instalação na Galeria Poente.
O artista tem como objetivo trazer um olhar crítico aos mitos, ilustrar os limites humanos na sua criação, aguçando a percepção abstrata em volta das ideologias. Todas as telas serão fotografadas, filmadas e expostas juntamente com as performances.
Jakson selecionou quatro mitos para performances:
- “Se engolir chiclete, gruda nas tripas”,
- “Se não realizar o desejo da grávida, a criança nasce com a cara da comida”,
- “Não deixe o chinelo virado, se não a mãe morre”,
- “Se engolir uma semente, nasce uma árvore na barriga”.
“O mito que habita em mim” é um projeto da Fundação Cassiano Ricardo, financiado pelo “Programa Artes Integradas” do Fundo Municipal da Cultura. A exposição acontecerá na Galeria Poente, parceira do projeto. Em paralelo à exposição presencial, todo o material produzido será também exposto virtualmente em um site.
Para maior acessibilidade, todas as obras e performances acompanham audiodescrição, além de acessibilidade para cadeirantes no espaço da galeria.
A exposição ficará exposta de 10 de dezembro a 21 de janeiro. Seu lançamento acontece na Galeria Poente, das 15h às 20h.
Jakson Ferreira
Jakson Ferreira nasceu em 1996, na cidade de São José dos Campos- SP, onde vive e tem seu ateliê. Suas influências artísticas iniciaram em 2014, com teatro nas sedes da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Walmor Chagas, teatro musical no Sesi -SP e Projeto Broadway.
Se formou como personal stylist pelo Senac-SP, atuando como produtor de moda e criações editoriais. Em Curitiba-PR, estudou corte e costura, onde trabalhou como figurinista. Em 2018 participou da Companhia de Dança Jair Moraes, construindo experiências com ballet clássico e contemporâneo.
Estas variações artísticas se fundem, formulando perspectivas de exploração dos fenômenos como narrativa. Atualmente, explora as artes visuais com manipulação de tecido para retratar o corpo e suas subjetividades. Sua primeira obra foi a tela “Ferida” em 2018.