
Diversas autoridades políticas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba prestigiaram a abertura da Expo Meon Turismo na manhã desta sexta-feira (11), no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O portal SP RIO+ também esteve no evento e conversou com alguns presentes no local.
A abertura contou com a participação dos prefeitos de São José dos Campos e São José do Barreiro, Anderson Farias (PSD) e Lê Braga (PSDB), respectivamente, além do deputado estadual Sérgio Victor (Novo), do vereador e presidente da Câmara de São José Robertinho da Padaria (Cidadania), do secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Mano Marques, e da diretora-executiva do Grupo Meon de Comunicação, Regina Baumann.

Segundo a idealizadora da feira, Regina Baumann, o setor fomenta a economia na região.
“Nossa intenção é mostrar para o joseense o que a cidade oferece de turismo. E também para nós, joseenses, conhecermos as cidades vizinhas. Na RMVale são 39 cidades e nós vamos falar sobre todas, sobre turismo, propostas e o que a gente espera neste novo governo. Enfim, ver o turismo como fonte de economia”, disse Regina durante entrevista à SP RIO+.

Em São José dos Campos, além das belezas naturais, que fomentam a prática de trilhas e esportes radicais, o setor cidade possui uma variedade de turismo de serviços. É o que destacou o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico do município, Alberto Marques, o “Mano”.
“O que as pessoas talvez não saibam é que além do potencial turístico, já há uma realidade enorme. Se você fizer um levantamento de todo o movimento de reuniões corporativas que o Vale provoca, é gigante. Isso aciona uma cadeia cumprida, de transportes, restaurantes, alimentação, sala de reuniões, eventos, passagem aérea… o corporativismo é gigante. Já é uma realidade e pode crescer mais”, disse Alberto à SP RIO+.

Em outras cidades do Vale do Paraíba, a realidade turística também prevalece, segundo o secretário de turismo de Guaratinguetá, Mário Augusto Nunes, conhecido como Marinho.
“Hoje o turismo para a Guaratinguetá é um dos nossos pilares econômicos. Nós temos nossas potencialidades diversificadas, dentro das atuações das belezas naturais, de negócios e cultura. Nosso carro-chefe que é o turismo religioso, com o Frei Galvão. Na pós pandemia, dentro da retomada econômica da nossa região, nós criamos a Rota da Fé, que integra Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista”, destacou.
Ainda durante a entrevista ao portal SP RIO+, Marinho ressaltou a importância histórica da RMVale.
“Grande parte do início da colonização brasileira passou pela nossa região e estão presentes aqui, como a era do café, da cana do açúcar e tudo que envolve esse contexto”, disse.
Sobre a Expo Meon Turismo
A Expo Meon Turismo é organizado pelo Grupo Meon de Comunicação. A programação inclui stands de divulgação das principais atrações turísticas das cidades do Vale, além de convidados e palestras voltadas para a disseminação do turismo regional.
O evento vai até domingo (13) e a programação completa pode ser conferida neste link.