A Polícia Rodoviária Federal autuou 20 motoristas por dirigirem sob o efeito de álcool durante o Vale Music Fest, que aconteceu nesse fim de semana em São José dos Campos.
Além disso, foi registrada uma ocorrência policial, devido a um condutor que estava dirigindo com a CNH suspensa. Ao todo, mais de 337 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro.

O condutor que é parado pela fiscalização por ter ingerido bebida alcoólica pode responder por três tipos de autuação: recusa ao etilômetro, infração de trânsito e crime de trânsito.
Segundo a Lei Seca, quem recusa o teste do bafômetro é multado no valor de R$ 2.934,70 e responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
Agora, caso o motorista faça o teste e o etilômetro aponte até 0,33 % miligramas de álcool por litro de ar expelido, ele responde a processo administrativo.
Já o motorista que apresentar mais de 0,34% miligramas de álcool por litro de ar expelido responde na Justiça por crime de trânsito.
Vale lembrar que dirigir sob a influência de álcool e recusar o teste do bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).