Hi everybody this is Maneskin, you’re listening to Chosen Listen clear now, ‘cause it begins like (Olá pessoal somos o Måneskin você está ouvindo Chosen, agora ouça claramente, pois começa assim).
À primeira vista, foi assim que começou a história do Måneskin. A música Chosen foi o ponta pé inicial dessa banda italiana que vem arrasando quarteirões em todo o mundo com a sua música e energia dentro do palco.
Qual a origem do grupo Måneskin?
A história começa na capital Roma (Itália), em 2016. A banda foi formada pela baixista, Victoria De Angelis, e pelo guitarrista, Thomas Raggi, quando ambos estudavam na “Scuola Media Gianicolo”, no bairro de Monteverde. Nesse meio tempo, eles conheceram o vocalista Damiano David e o baterista Ethan Torchio.
O que significa Måneskin?
Apesar de serem italianos, o nome Måneskin vem da linguagem dinamarquesa, que significa “clarão da lua” ou “luar”.
Isso aconteceu quando a baixista Victoria, que é filha de mãe dinamarquesa e pai italiano, disse essa palavra aos seus amigos. Para eles, ‘suou bonito’, e com isso, eles decidiram adotar esse nome para a banda, que até então, usava o Rock N’ Roll como principal estilo musical.
Quando surgiu o sucesso do Måneskin?
No ano seguinte, em 2017, a banda se inscreveu na 11ª edição do Factor X da Itália.
No entanto, eles ficaram em 2º lugar, mas no decorrer do concurso, esses jovens chamaram a atenção pela forma que se apresentavam ao palco.
Logo depois do festival, a banda lançou naquele mesmo ano o EP “Chosen”, gerando além da faixa titulo (citada acima) o hit Beggin (leia mais embaixo), que entrou no gosto da geração Z.
Como resultado, o EP “Chosen” ganhou dois discos de platina da Federazione Industria Musicale Italiana.
Veja a primeira apresentação ao vivo da história do Måneskin:
Da Itália para a turnê europeia
Em seguida, a banda lançou em 2019 o seu primeiro álbum do estúdio, o II Ballo Della Vita (A Dança da Vida).
Esse lançamento garantiu a primeira turnê europeia do grupo, junto com a já consagrada banda Imagine Dragons. Ou seja, a história do Måneskin já estava começando a ser escrita.
Teatro d’ira: Vol. I
O Teatro d’ira: Vol. I é o segundo álbum de estúdio do Måneskin. A gravação aconteceu durante o ano de 2020, fortemente afetado pela pandemia da Covid-19. No entanto, o lançamento aconteceu apenas no dia 19 de março de 2021.
O álbum inclui os singles Vent’anni e o sucesso Zitti e Buoni, que foram músicas que garantiram a banda a conquista dos festivais de Sanremo e Eurovision.
Além dessas duas músicas, o albúm contém as faixas I Wanna Be Your Slave e Coraline, dois grandes sucessos da banda.
Sucesso internacional
Anteriormente, citamos o Festival de Sanremo de 2021, vencido pelo Måneskin.
Esse festival é considerado o concurso musical mais importante da Itália e que já consagrou grandes cantores do ‘país da bota’, como: Laura Pauzini, Amedeo Minghi e Toto Cutugno.
Além disso, isso garantiu a banda no Eurovision 2021, que é nada mais, nada menos, que o mais tradicional concurso musical da Europa.
Esse festival reúne representantes de todos os países do velho continente para a disputa do troféu, que já contou com a vitória de grandes nomes da história da música, como ABBA e Céline Dion.
Após a apresentação de Zitti e Buoni, que conquistou o público, a banda aguardou o resultado da votação popular e dos jurados. O resultado, não foi nada surpreso. A história do Måneskin na musica internacional começou alí.
Veja a apresentação de Zitti e Buoni no Eurovision 2021:
O hit Beggin
Após a vitória no Eurovision 2021, a música Beggin, que estava dentro do EP Chosen, começou a aparecer nas paradas musicais de toda a Europa e das redes sociais, como o famoso TikTok.
Cativante pela voz, rifs de guitarra, baixo e bateria a música despertou paixões em todos que possuem uma conta na rede social.
No entanto, vale lembrar que a música Beggin não é do Måneskin, e sim, um cover. A versão original da música foi lançada em 1967 e é composta por Bob Gaudio e Peggy Farina, mas popularizada pela banda The Four Seasons.
Você pode até dizer que não conhece o Måneskin, mas com certeza já ouviu a voz rasgada de Damiano David cantando “Put your loving hand out, baby… Cause I’m beggin”.
Veja o sucesso Beggin do Måneskin:
Sucesso nas redes e na indústria músical
Além de Beggin, a música I Wanna Be Your Slave também gerou muito sucesso no TikTOk.
Como resultado, as vendas dispararam e o Måneskin já conta com 28 milhões de ouvintes mensais no Spotify, um número que só cresce.
Segundo a última métrica, a banda já acumula mais de 138 milhões de reproduções no Spotify, chegando aos 50 artistas mais ouvidos da plataforma.
Primordialmente, na parada Hot Rock & Alternative Songs, que computa reproduções em rádios, streaming e vendas físicas, a música Beggin aparece em 3º. Já na parada principal, a Billboard Hot 100, o single atingiu a 19ª posição.
Dessa forma, o objetivo do Måneskin é conquistar cada vez mais a geração Z, e claro, as gerações passadas, que são os mais críticos ao trabalho do Måneskin.
O que tem por trás do single MAMMAMIA
Em outubro de 2021, o Måneskin lançou o single “MAMMAMIA”. Porém, não sabemos se essa música fará parte do novo álbum da banda, que deve ser lançado ainda nesse ano.
No entanto, já sabemos que essa letra é cheia de referências a críticas e estereótipos que a banda recebeu durante a disputa do Eurovision 2021.
Em primeiro lugar, a letra fala sobre a sensação de ‘estar aos olhos do público’, sendo constantemente analisado e tratado como uma aberração, algo que a banda sofreu após a vitória no Eurovision 2021.
Além disso, a música ironiza as situações constrangedoras que eles passaram ao longo do tempo e ironizar os estereótipos que se tem sobre o povo italiano, já que a música se chama “MAMMAMIA”, uma expressão da língua italiana muito famosa mundo à fora.
Sem mais delongas, veja a tradução da música:
Outrou fatos e curiosidades do Måneskin
- Todos eles pertencem a geração Z. O vocalista, David Damiano e, a baixista, Victoria De Angelis possuem 22 anos. O baterista, Ethan Torchio tem 21 anos e o guitarrista Thomas é o mais jovem, com 20;
- Além dos sucessos próprios, o repertório do Måneskin também é conhecido pelos covers de Somebody Told Me (The Killers) e If I Can Dream (Elvis Presley);
- Antes de tudo, eles se apresentavam nas ruas de Roma; Veja aqui esse registro em vídeo;
- Primordialmente, todos os integrantes apoiam os direitos LGBTQ+;
Måneskin no Brasil
Pela primeira vez na história do Måneskin, eles estarão no Brasil nesse mês de setembro. Primeiramente, eles vão se apresentar no Rock in Rio, na quinta-feira (8). No dia seguinte, na sexta-feira (9), é a vez do Espaço Unimed, em São Paulo, receber a banda italiana.
Leia mais: Tudo sobre Cultura no portal da SP RIO+;