
Operação do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), em conjunto com o Procon-SP e a Polícia Civil, encontrou irregularidades em dois postos de gasolina de São José dos Campos, nesta quarta-feira (31).
Primeiramente, a operação foi realizada em um posto localizado na Avenida João Guilhermino, no Centro, e um na Rua Giselle Martins, no Jardim Morumbi, zona sul.
Segundo o Ipem-SP, ambos tinham violação de lacres nas bombas de gasolina e nos painéis. Além disso, o posto do Jardim Morumbi foi parcialmente interditado e o dono terá que pagar uma multa.
Leia mais: Gasolina da Petrobras vai ficar R$ 0,18 mais barata no Vale do Paraíba;
O superintendente do Instituto , Ricardo Camargo, afirmou que essas irregularidades podem indicar possíveis fraudes, como por exemplo, a adulteração de medição de litros vendidos.
Os alvos da operação do Ipem-SP foram definidos através de dados dos três órgãos, que são ‘cruzados’ para definir as áreas de atuação em cada cidade.
Além disso, a operação é coordenada pela Secretaria de Justiça de São Paulo e atua em diversas frentes durante as fiscalizações.
Segundo o secretário da pasta, Fernando José da Costa, o índice de encontro de irregularidades é de 63% dos postos fiscalizados.
“Essa é uma força-tarefa que não tem prazo para se encerrar, que começou em outubro do ano passado. Ela é muito importante para proteger a população de fraudes como combustível adulterado, produtos fora de validade, entre outros”, diz Fernando José da Costa.