
Moradores do banhado estão realizando uma manifestação próximo ao Colinas Shopping, na zona oeste de São José dos Campos, no fim da tarde desta terça-feira (23).
Os moradores do banhado bloquearam a rotatória que dá acesso à Avenida Eduardo Cury e a Avenida Cassiano Ricardo. A Avenida São João também ficou com o trânsito comprometido no final da tarde.
O ato acontece devido uma reintegração de posse realizado durante a manhã na comunidade localizada na região central da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, a reintegração aconteceu para fazer a derrubada de casas que estavam sendo usadas para o tráfico de drogas.
Além da operação policial, a Prefeitura de São José dos Campos demoliu outras três casas que ficavam no local. No entanto, a administração pública da cidade não tinha autorização para essa operação.
Devido a isso, a Defensoria Pública que representa os moradores da comunidade afirmou que a ação foi ilegal e que vai levar o caso à Justiça. Mas, por outro lado, a Prefeitura disse que os imóveis demolidos constavam como abandonados.
Histórico do banhado de São José dos Campos
A comunidade Nova Esperança é alvo de disputa na Justiça há anos.
A prefeitura pede a reintegração de posse com a retirada dos moradores. No entanto, o pedido não foi aceito pelo judiciário. A prefeitura chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo, mas o pedido foi indeferido.
A Defensoria Pública que representa os moradores da comunidade pediu a regularização fundiária do local. Esse processo também corre na Justiça e segue em análise.
De acordo com o município, no local há mais de 476 famílias irregulares no local em situações precárias e insalubres.
Além disso, segundo a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da cidade, o local é protegido ambientalmente na Lei Orgânica do município desde 1990.