O Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano, em Taubaté, recebe uma exposição sobre folclore brasileiro “Folclore, alma brasileira”. A mostra teve sua estreia na última sexta-feira (19) e deve seguir até 18 de setembro.
A exposição celebra o Dia do Folclore Brasileiro, comemorado nesta segunda-feira (22).

Estão expostas mais de 90 peças, incluindo obras antigas modeladas na argila pelas irmãs figureiras Luiza, Cândida e Edith. Além disso, também estão disponíveis painéis pelo Museu sobre temas folclóricos e momentos históricos.
A exposição sobre folclore brasileiro pretende valorizar e proteger a história de lendas, costumes, superstições, crenças, mitos, músicas, danças populares e diversos outros aspectos tradicionais, principalmente regionais, oriundos do Vale do Paraíba.
O Museu Histórico fica na Avenida Tomé Portes Del Rey, 925, no bairro Vila São José, em Taubaté.

Dia do Folclore
O Dia do Folclore foi criado em 1965 para criar interesse e despertar a valorização da história folclórica brasileira.
O dia 22 de agosto se refere à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo. No entanto, isso não aconteceu no Brasil.
A data se refere a 1846, quando o folclorista britânico William John Thoms uniu as palavras folk, que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”.
 
									 
					 
                                     
                        