
O colégio Sepp de Jacareí está aplicando o método Steam para os alunos do Ensino Fundamental I e II e também do Ensino Médio.
O método Steam surgiu nos Estados Unidos na década de 90 após ser constatado o desinteresse de alunos pelas ciências exatas e que incentiva os estudantes na criação de projetos inovadores, com integração das múltiplas disciplinas.
Para o professor Diego Coimbra esse método “é um jeito de fazer educação” e que é misturado alguns conceitos de ciência, tecnologia, arte, matemática e engenharia. “Uma forma de trabalhar em resolução de problemas dentro da educação”.
O método pode ser utilizado em várias áreas?
“A ideia é essa, que a gente possa engajar todos os educadores dentro de um projeto, isso porque a gente trabalha dentro das empresas com projetos o tempo todo e nós temos vários profissionais trabalhando em um projeto único. Ou seja, nada mais natural do que no ambiente ‘test drive da vida’ que é a escola ter professores de diferentes áreas trabalhando junto”.
Vale lembrar, que o método Steam não exclui as disciplinas tradicionais, como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. O professor Diego Coimbra disse que isso se mantém ao lado de um ‘plano de fundo’ para um trabalho em equipe.
“Nesse ano nós escolhemos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), e daí os alunos escolheram com qual objetivo eles queriam trabalhar”.
Como funciona o método Steam?
Em inglês, a sigla STEAM vem de (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), ou seja Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Esse método de ensino coloca a integração no centro da didática.
A figura do professor se torna essencial a partir do momento em que sua imagem passa a ser de um mediador, um mentor, para as principais questões levantadas.
Também é de responsabilidade do educador apontar novas maneiras de solucionar uma mesma questão. Partimos então de uma necessidade básica para implementação da metodologia: treinar seus professores para esta nova abordagem.
Além disso, o método Steam visa mesclar conhecimento nessas diferentes áreas, de maneira integrada, para preparar o aluno para resolver problemas usando o conhecimento multidisciplinar.
Além da interdisciplinaridade, a metodologia induz o ajuda o aluno a ‘trocar mais ideias’ com os colegas. Assim, ajuda a formar pessoas prontas para colaborar com os demais e com mais facilidade de trabalhar em grupo.
Resultados
Um dos projetos que ganhou destaque no colégio de Jacareí foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio.
Trata-se da criação de um protótipo de lutadores de sumô dentro de uma arena. Para desenvolver esse projeto, os alunos projetaram os robozinhos, que embora sejam diferentes uns dos outros, têm em comum sensores de vários tipos: de proximidade; de cores; de luminosidade.
A partir daí, criaram um protótipo que poderia ter um melhor desempenho na luta. Utilizaram a ferramenta chamada Arduino, que é a união de uma placa de controle e com alguns comandos de programação e computador, o qual conduz o robô a andar para frente e virar a tantos graus.
Os estudantes foram testando as hipóteses, colocando o robozinho dentro da arena e corrigindo o código da programação até conseguirem chegar ao modelo ideal de robô.
 
									 
					 
                                     
                        