Conhecida como capital do avião no Brasil, São José dos Campos agora é a primeira cidadade da América Latina a oferecer cursos de pós-graduação em ensaios em voo fora de instituições das Forças Armadas.
A novidade da pós em ensaios em voo vem de uma parceria acadêmica entre o Centro Universitário ETEP e a empresa Sirius Flight. Com carga horária mínima de 360 horas e duração média de 15 meses, o curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e destinado ao setor aeronáutico e ao mercado civil.
A turma estreante do curso se forma em algumas semanas, em agosto. Já a segunda classe iniciou as aulas no mês passsado. Os simuladores de voo utilizados no curso estão localizados na Sirius, dentro das instalações da ETEP, em São José.
O curso
Segundo o diretor do curso, Luiz Munaretto, no mundo existem poucas escolas voltadas para esse mercado. Das disponíveis, a maioria é voltada para Forças Armadas, como destaque para as escolas da Força Aérea e da Marinha dos Estados Unidos, além de outras na França, na Inglaterra e na Índia.
Em São José, a Força Aérea Brasileira, através do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo) do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) também oferece o curso, mas voltado exclusivamente aos militares.
O novo curso da ETEP é destinados a engenheiros e pilotos com experiência, mas também a profissionais de outras áreas que de alguma forma buscam se envolver com ensaios em voo. Entre os objetivos das aulas estão:
- Apresentar os conceitos matemáticos e físicos aplicados aos ensaios em voo;
- Conhecer todos os aspectos do planejamento de um voo;
- Desenvolver a capacidade de preparar um Plano de Ensaios em Voo, Cartões e Relatórios de Ensaios em Voo;
- Desenvolver a capacidade de coordenação entre o engenheiro e o piloto de ensaios em voo;
- Acompanhar a realização das manobras típicas de ensaios em voo de desempenho, de qualidades de voo e de sistemas;
- Conhecer e operar os principais sistemas de uma aeronave;
- Comparar dados técnicos obtidos em voo com o Manual de Voo aprovado pela autoridade aeronáutica.
Para mais informações sobre o curso acesse o site da ETEP.
