
O curta-metragem “Muros da Vida”, de Zoran Djordjevic, ganhou o Prémio do Filme Estrangeiro da 13ª edição do Festival Internacional de Cinema ‘ENTR’2 MARCHES’, que acontece durante o Festival de Cannes, na França. O filme conta a história de Marcos Santos, que por conta de uma deficiência, realiza pinturas com os pés desde os 8 anos.
Zoran conheceu Marcos nos anos 1990, quando trabalhava na FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), e naquele tempo, começou a filmá-lo. O curta-metragem já participou de 35 festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.
Além disso, o documentário de apenas 15 minutos faz parte de um projeto maior, que poderá ser transformado em filme. Zoran tem centenas de horas gravadas sobre a vida de Marcos, que serão reunidos em um longa-metragem.
Marcos Santos nasceu em 1971 na periferia de São José dos Campos, no meio de uma família de 12 irmãos. Durante o parto lhe faltou oxigênio, e com isso, Marcos nasceu com paralisia cerebral, deixando-o com consequências permanentes. Desde pequeno, ele aprendeu a se comunicar através de desenhos. As suas primeiras ‘obras de arte’ foram feitas com um pedaço de carvão que ele encontrou na rua.
O ‘Festival Internacional Entr’2 marches’ é um festival de curtas-metragens, com menos de 26 minutos. Os filmes tem como tema pessoas portadoras de deficiência. Este festival é organizado pela APF (Associação Francesa de Paralisados) e acontece durante o Festival de Cinema de Cannes, na França.