Foto: Malu Freire
A temporada de estreia do espetáculo “A Dócil”, da Cia Teatro da Cidade, se encerra neste fim de semana (13, 14 e 15) em São José dos Campos. Inspirada na obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski, a peça vai ser apresentada gratuitamente no CAC Walmor Chagas, na região sudeste da cidade, com horários específicos descritos abaixo.
Os ingressos devem ser reservados pela plataforma Sympla.
Aprovado com recursos do Programa Ação Popular (Proac 01/2020), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o espetáculo acontece em parceria com o Laboratorio Escénico Univalle, de Cali, na Colômbia, e a FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).
O uso de máscaras é obrigatório durante o espetáculo, bem como o comprovante de vacinação contra Covid-19 com, no mínimo, duas doses. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital (disponível nos aplicativos conecte SUS, Poupatempo Digital e E-saúde SP).
O espetáculo
A peça, com direção do colombiano Alejandro Puche e da chinesa Ma Zhenghong, conta ainda com a co-direção de Claudio Mendel, consultoria dramatúrgica de Elena Vássina (Rússia) e criação de figurinos de Nour Koeder (Síria).
O espetáculo conta a história de um dono de uma loja de penhores que busca a possível justificativa sobre os motivos do suicídio da sua jovem esposa, que pulou da janela segurando a imagem de uma santa.
O processo de montagem do espetáculo teve início no ano passado, de forma virtual, devido à fase de isolamento imposta pela pandemia de Covid-19.
A proposta inicial era comemorar os 200 anos de Dostoiévski, em 2021. Mas, por conta da pandemia, somente esse ano foi possível o encontro dos 13 profissionais envolvidos na encenação.
Ao propor uma nova encenação para o texto “A Dócil”, o objetivo da Cia Teatro da Cidade é não apenas homenagear o legado de Dostoiévski, como também reafirmar o paradigma da formatação do trabalho do ator a partir da verticalização do papel social da atuação, uma vez que as obras do escritor russo são fendas para a descoberta da humanidade, impregnada de julgamentos, angústias e idealizações de poder.
“O espetáculo envolveu grandes desafios, já que tivemos de vencer barreiras geográficas e culturais para unir o trabalho de profissionais e artistas de várias nacionalidades, o que enriqueceu muito o resultado final. Esperamos que o público também aprove”, disse Claudio Mendel.
Serviço
Data: Dias sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15)
Horário: sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h30
Local: CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41, Jardim da Granja)
Entrada: gratuita
Informações: (12) 99741-1801
Reservas: https://linktr.ee/ciateatrodacidade
Classificação: 12 anos Duração: 75 minutos
Ficha técnica
Adaptação: Alejandro Puche
Direção: Alejandro Puche e Ma Zhenghong
Elenco: Andreia Barros, Marco Antonio Barreto, Rodrigo David e Sarah Alice
Diretor Assistente e direção de produção: Claudio Mendel
Direção Musical e Trilha Sonora: Beto Quadros
Cenário e Adereços: Pitiu Bomfin
Figurinos: Nour Koeder
Consultoria Dramatúrgica: Elena Vássina
Confecção de cenário e montagem de luz: William Alves
Operação de luz: William Alves e Rachid Severino
Operação de som: Luciano Silva
Fotos: Malu Freire
Administração: Elton Dietrich
Produção Executiva: Maja Gabriel
