Foto: Divulgação
Dirigido por Anna Petta e Helena Petta, “Quando Falta O Ar” foi eleito o vencedor da Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens do Festival É Tudo Verdade 2022, e recebe como prêmio R$ 20 mil e Troféu É Tudo Verdade.
O festival, por ser reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, qualifica automaticamente as produções vencedoras na competição principal para uma inscrição direta visando a disputa do Oscar para Melhor Documentário de longa-metragem e de Documentário de curta-metragem.
O filme tem ao centro a pandemia, destacando o trabalho de enfrentamento de médicas, enfermeiras, agentes de saúde, trazendo uma face da luta coletiva contra a Covid-19.
Veja o trailer:
De acordo com o Júri, o documentário foi premiado pois “é mais do que uma radiografia contundente e corajosa da pandemia da Covid-19 no Brasil. As diretoras conseguem ampliar o entendimento da tragédia humanitária em várias perspectivas: desde os agentes comunitários que trabalham na prevenção até as Unidades de Tratamento Intensivo dos Hospitais, passando pelos corpos ensacados e enterrados em quantidades assustadoras. Tudo feito com um olhar extremamente cuidadoso de quem sabe construir e captar cenas que valorizam os sentimentos humanos dos indivíduos retratados.”
Já o prêmio de Melhor Curta nacional foi para “Cantos de um Livro Sagrado”, de Cesar Gananian e Cassiana der Haroutiounian, que recebe como prêmio R$ 6.000,00 e o Troféu É Tudo Verdade.
A produção também se qualifica automaticamente para buscar uma indicação ao Oscar 2023.
Principal festival dedicado à produção documental da América Latina, o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários divulgou na noite deste domingo, 10 de abril, os vencedores da sua 27ª edição.
Os ganhadores dos prêmios de Melhor Longa-Metragem Brasileiro e Internacional terão novas exibições entre os dias 11 e 12 de abril, 21h, respectivamente, na plataforma É Tudo Verdade Play.
Os curtas nacionais e estrangeiros vencedores das mostras competitivas também serão exibidos na plataforma, a partir das 12h de 11/04, respeitando o limite de visionamentos.
A entrega dos troféus e certificados para os premiados brasileiros aconteceu no Espaço Itaú Augusta em cerimônia seguida da projeção do documentário “O Território”, do diretor Alex Pritz.