Mandados de segurança são cumpridos também em Goiás. Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal cumpre mandados de segurança na cidade de São José dos Campos dentro de uma operação que PF apura suspeitos de fraudar 1,5 mil aposentadorias do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) na manhã desta terça-feira, 30.
Segundo a PF, o grupo fraudava as informações de aposentadoria beneficiando as pessoas interessada. Os prejuízos estimados aos cofres públicos chegam aos R$ 76 milhões.
Quatro pessoas suspeitas pela fraude já foram presas em Goiânia. Além das prisões, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e um de medida restritiva em Goiânia, Serra Talhada (PE), Paranã (TO) e São José dos Campos (SP).
As identidades não foram reveladas pela Polícia Federal.
Segundo as investigações iniciadas da PF em setembro deste ano, a polícia chegou até uma servidora do INSS que atuava em favor do companheiro, de dois irmãos dele e de um sobrinho, além de diversos agenciadores.
Todos os suspeitos poderão responder na justiça pelo crime de organização criminosa, estelionato contra o INSS, peculato, inserção de informações falsas em sistemas de informação da previdência, lavagem de dinheiro, além de outros crimes.
As penas podem passar de 41 anos de prisão.