Foto: Divulgação
Os metalúrgicos da General Motors (GM) de São José dos Campos aprovaram nesta terça-feira (25) as duas propostas apresentadas pela montadora para abertura de PDV (Programa de Demissão Voluntária) e extensão de layoff na fábrica, que produz os modelos S10 e Trailblazer.
O programa de demissão será aberto a todos os funcionários da fábrica, mas a GM não informou ao Sindicato dos Metalúrgicos qual é a meta e o período de adesão.
As propostas foram votadas separadamente. No PDV, 82,27% (2.320) dos trabalhadores aprovaram, 13,87% (391) rejeitaram e 3,87% (109) abstiveram-se.
Aqueles que aderirem receberão de 3,5 a 7 salários adicionais, extensão do convênio médico e um carro Onix Joy Black. Os benefícios variam de acordo com o tempo de fábrica de cada trabalhador.
Layoff
A extensão do layoff foi aprovada por 85,07% (2.399) dos votos e rejeitada por 13,33% (376), com 1,60% (45) de abstenções. Com a aprovação em assembleia, a GM vai estender o programa por mais dois meses.
Atualmente, cerca de mil trabalhadores estão em layoff e 2,5 mil estão na fábrica.
“O Sindicato parabeniza os metalúrgicos pela expressiva participação na assembleia, independente do resultado. Continuaremos na luta em defesa do emprego, que é o mais importante neste momento”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.
