Ônibus da empresa Praiamar – Foto: Luiz Gava/ PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba oficializou, nesta quinta-feira (23), o ofício para que a empresa Praiamar Transportes, concessionária do transporte público no município, recoloque, imediatamente, todos os 50 veículos da frota em circulação nas ruas. Segundo a Prefeitura, o objetivo é atender a demanda de usuários que voltaram a trabalhar após o avanço de fases no Plano SP de flexibilização da quarentena.
“Encaminhamos o ofício à empresa, nesta quarta-feira (22), para que ela volte a circular com a sua frota normal e aguardamos o retorno”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Maurício Ferreira.
A cidade reduziu, desde o dia 23 de março, em 50% a frota de ônibus do transporte público, além de permitir apenas 30% de ocupação dos veículos. A época, a administração disse que o objetivo da medida era “que a população permanecesse em isolamento/distanciamento social”.
No documento, o secretário Maurício Ferreira reforça que, embora o comércio somente esteja aberto ao público em horário específico, entre as 11h e 17h, um levantamento realizado junto à ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Caraguatatuba, aponta que a jornada dos trabalhadores está praticamente dentro dos padrões anteriores à pandemia.
Ainda conforme ele, “é sabido que, atualmente, a operação está sendo cumprida com 60% da frota vinculada total, reservando-se, em média, 20 ônibus para a Região Sul e 10 para a Região Norte”.
“Aguardamos a resposta da Praiamar para retomar com toda a sua capacidade aos padrões anteriores à pandemia para os dias úteis, excetuando-se apenas as linhas escolares, sob pena de incorrerem nas penas do descumprimento, caso contrário, poderá responder as sanções previstas”, reforça o secretário.
Os horários de ônibus podem ser acessados no link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/.
Zona Azul
A cobrança da Zona Azul também irá retornar na próxima segunda-feira (27) na região central de Caraguatatuba. O serviço havia sido suspenso, também devido ao combate à Covid-19, onde todo o comércio não essencial foi fechado.
Segundo a Prefeitura, as monitoras voltam às ruas nesta quinta-feira para orientar os motoristas sobre a retomada dos serviços. O valor da hora é de R$ 2,40 e a zona azul funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.