A construção da Via Cambuí, obra viária que vai ligar a região sudeste à leste de São José dos Campos, está 45% concluída, de acordo com a prefeitura. Com um total de 8,6 quilômetros de extensão, a Via Cambuí é a maior obra viária da cidade, com o valor de R$ 90,3 milhões.
De acordo com a prefeitura, a obra está no cronograma e deve ser entregue no final de outubro do próximo ano.
As principais frentes da obra nesta fase são a terraplanagem de áreas, tratamento de solo, retirada de postes e de uma tubulação da Sabesp, na região do Putim.
Além disso, a equipe também trabalha na construção de um viaduto que atravessará a Rodovia Dutra.
A Via terá duas faixas principais, saindo do Jardim Uirá, até a Vila Industrial. No trecho da Zona Industrial (nas proximidades da Petrobras e da Igreja da Cidade), a via ganha mais duas faixas extras.
“A obra vai trazer uma redução substancial no tempo de trajeto para quem sai da região sudeste. Hoje, as opções de trânsito podem levar até 40 minutos no horário de pico. Pela Via Cambuí, esse caminho pode levar 8 minutos”, explicou o secretário de Gestão Habitacional e Obras, José Turano.
CRÍTICA
O projeto da Via Cambuí foi iniciado em 2013, na gestão do ex-prefeito Carlinhos de Almeida (PT). A base petista acusou a gestão atual de ‘descontinuidade’ do projeto viário.
Primeiros trechos devem começar a ser liberados em janeiro de 2019, diz governo
Os primeiros trechos da obra da Via Cambuí vão começar a ser liberados em janeiro deste ano. De acordo com o secretário Turano, o primeiro trecho da via será da Av. Saigiro Nakamura até a Av. JK, ambas na zona leste da cidade. Segundo a prefeitura, o próximo trecho a ser liberado será o da rotatória da Estrada Glaudiston Pereira até a rotatória do Verana.
Fonte: Ovale
Foto: Rogério Marques/OVALE
